segunda-feira, 9 de julho de 2012



Se, há algumas décadas, o rock é um estilo musical apreciado em todo o mundo e durante o ano todo, nada mais justo que se tenha uma data mundial para comemorar sua existência. Mais justo ainda é quando a comemoração extrapola o dia (13 de julho) e invade uma semana inteira para celebrar este som mais pesado, instigante e intenso, que fez parte da adolescência e juventude de tantos! Porque para João Pessoa é exatamente isso que o Coletivo Mundo programou para comemorar o dia do velhinho – sempre jovem – Rock’n Roll. Trata-se da Semana do Rock, que acontecerá entre os dias 11 e 14/07, no Espaço Mundo e na Praça Anthenor Navarro, no Varadouro. São diversas atrações, ligadas ao cinema, a produção musical e a apresentações das mais variadas vertentes do rock. E o melhor: “é tudo free”, como cantava o velho Raul.
No quarta-feira (11/07), para aquecer os corações daqueles que apreciam o rock independente, alguns músicos consagrados dentro e fora da cena independente de João Pessoa se reúnem para a Pós TV “Enquanto o Mundo Explode”. O tema debatido será “Experiências da Música Independente”. Mediados por Rayan Lins, os músicos Chico Correa, Arthur Pessoa, Ilsom Barros e Toninho Borbo falarão um pouco sobre suas experiências a partir das 20h. Para ter acesso a Pós TV, é só acessar a página do Coletivo Mundo.
Na quinta-feira, para os cinéfilos e roqueiros de plantão haverá a exibição do filme 7 Seven Ages Of Rock, a partir das 20h, com debate seguido à exibição, previsto para começar às 21h30. A partir das 22h, para terminar a noite desta quinta-feira (12/07), a discotecagem rock fica por conta de Ilson Barros, vocalista e guitarrista da banda Zefirina Bomba, que garante uma excelente playlist para os roqueiros presentes.
Partindo para a maratona de shows, a programação da sexta-feira 13 conta com cinco bandas, que se apresentarão nos palcos montados no Espaço Mundo e na Praça Anthenor Navarro. Para começar a noite com gás total, os rapazes da Sex On The Beach (CG) devem subir ao palco da praça, a partir das 22h, mandando aquele som instrumental, permeado por doses cavalares de surf music “em formato brasuca”. Em seguida é a vez dos rapazes do Divina Comédia Humana tocarem seu autêntico rock n’ roll progressivo-psicodélico, com influências do cordel, jazz, blues e da música brasileira instrumental-experimental-envenenada, como um todo, concretizado através de uma guitarra trovão, bateria motor de carro chapado, baixo tremor de terra e voz de cabra arretado, trazendo uma instiga ainda maior para essa sexta-feira.
O terceiro show da noite, fica por conta do Monster Coyote (RN) de Mossoró fazendo um som na linha stoner metal totalmente contagiante. Em seguida, a banda Musa Junkie Suicida se apresenta no palco do Espaço Mundo, com seu característico som indie cheios de riffs, com fortes influências de punk rock, surf music e muita guitarra distorcida. Para finalizar com um som ainda mais pesado, teremos o thrash metal da banda Desalma (PE), já conhecida dos metaleiros pessoenses com uma sonoridade agressiva misturada a pitadas de experimentalismo.
No sábado (14/07), os “trabalhos” começam às 20h, com uma Oficina Básica de Produção Musical com Victor Hugo Targino, formado em Produção Fonográfica pela AESO e baixista da banda Thyresis. Ela dá início a mais um #DemoTape, projeto desenvolvido pelo Coletivo Mundo para criar espaços de apresentação e reflexão com bandas novas ou pouco conhecidas da cidade. As bandas Noisy, Nightmire, Maxim de Mamãe e Mate ou Morra irão se apresentar após a finalização da oficina de VH, encerrando assim a 4ª edição da Semana do Rock.
A realização da 4ª Semana do Rock é mais uma vez do Coletivo Mundo e Circuito Fora do Eixo, contando com o apoio do Varadouro Cultural, da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Recreação, do Idealize – CA de Comunicação Social da UFPB – e do Estúdio No10. Além disso, o Centro Cultural Espaço Mundo foi premiado na categoria Palcos Permanentes pelo Ministério da Cultura, através do Fundo Nacional de Cultura e este evento faz parte da programação contemplada.
SERVIÇO: 4ª Semana do Rock- Programação Gratuita
Quarta, 11/07 – #PosTV: Experiências da Música Independente
Quinta, 12/07, Espaço Mundo – Mostra Audiovisual: 7 Ages Of Rock + bate-papo + Discotecagem Rock com Ilsom Barros
Sexta, 13/07, Espaço Mundo – Dia Mundial do Rock com 5 shows em 2 palcos: Praça Antenor Navarro e Espaço Mundo
Sábado, 14/07, Espaço Mundo – #DemoTape: Oficina de Produção Musical + shows de 4 bandas novas
Realização: Coletivo Mundo / Circuito Fora do Eixo
Apoio: Varadouro Cultural / SEJER-PMJP / FNC-MINC / Idealize-UFPB

Texto: Mayra Medeiros e Shuane Basto
Assessoria de Comunicação do Coletivo Mundo

0 comentários:

Postar um comentário