quarta-feira, 31 de agosto de 2011



A partir de três de setembro, a Trupe Pirulito de circo-teatro inicia temporada do espetáculo Allem Circo de dois finais de semana, às 17h no Theatro Santa Roza, sempre aos sábados e domingos até o dia 11. Livre para todas as idades, o espetáculo leva a magia do circo para a caixa cênica, aproximando ainda mais a platéia de seus personagens, como explica Ismar Pompeu, que assina a supervisão do espetáculo ao lado de Sebastião Formiga.
“Allem Circo é uma proposta que busca dialogar cenicamente com o publico através de várias técnicas circenses a partir da figura do palhaço ,criando um elo de reflexão a respeito do cidadão que lidera, protagoniza e que a própria vida se encarrega de transformá-lo, fazendo pensar, refletir e agir da melhor maneira possível”, explica Ismar Pompeu.
A busca pela aproximação cada vez maior do público com o circo-teatro da Trupe Pirulito é um dos principais objetivos do grupo, afirma Ismar, observando ainda que o grupo acredita que o circo de maneira geral “é detentor de vários ingredientes transformadores que nos fazer sentir forte, desafiador e autentico”.
SINOPSE:
O espetáculo retrata duas posições antagônicas a respeito da programação de um show que será apresentada no circo. De um lado o apresentador (mestre de cena), que defende uma programação tradicional, restrita aos artistas do picadeiro, com malabarismo, equilibrismo, bailado, perna de pau e mágica.
Do outro lado está o Palhaço Cocerinha, que tenta modificar a concepção do apresentador, transformando o show em uma verdadeira confusão, repleta de gags, entremeios, cascatas, reprises de palhaço e mágica cômica.
Por fim, o posto cobiçado é ocupado pelo Palhaço Cocerinha, que muda a programação do circo sem seu jeito especial de ser: poético, fanfarrão, ousado e descontraído, quebrando a rotina das apresentações e abrindo espaço para uma participação direta do publico com o picadeiro. O Mestre de cena é transformado em um palhaço interativo que leva o publico a dar muitas gargalhadas.
Criada em julho de 2005, a Trupe, que é filiada à Conexão de Circo do Nordeste, comemora em 2011 cinco anos de atuação e pesquisa na área de circo-teatro na Paraíba. Para tanto, desde junho o grupo vem desenvolvendo em comunidades carentes de João Pessoa, o projeto “Porque hoje é sexta”, que consiste na realização de atividades artístico-culturais pelos bairros da zona metropolitana.
“Atualmente os avanços tecnológicos invadem nosso cotidiano causando um isolamento dos indivíduos, os jogos eletrônicos expressam violência e desrespeito ao próximo e a cada dia existe menos espaços urbanos para as brincadeiras populares”, explica Ismar Pompeu, um dos coordenadores do projeto.
O projeto acontece sempre na última sexta-feira de cada mês, promovendo intervenções artísticas com o envolvimento da comunidade, de outros grupos da capital e artistas independentes.
“São performances, números artísticos, oficinas e debates realizados por diversos grupos nas diversas expressões artísticas (circo, música, poesia, teatro, etc.) integrando artistas voluntários, fazendo-os refletir sobre nossa cultura, educação e suas transformações sociais através da arte”.
A continuidade do projeto se dá através da própria comunidade beneficiada, que indica a comunidade seguinte a receber o projeto, o que faz com que sempre haja participação popular na escolha dos locais. Já foram contempladas os bairros do Rangel (Rua Bom Jesus), Cristo Redentor(Rua Projetada), Renascer João Pessoa(Praça Central) e Mumbaba (Santa Rita). O projeto conta ainda com a colaboração da Cia Alegria, Cia Lua crescente, Los Iranzi, Imaginart e artistas independentes.
Saiba Mais:
Conexão de Circo do Nordeste é um movimento artístico que objetiva difundir e promover a arte circense entre grupos do Nordeste que se expressam através da arte circense, fortalecendo assim o movimento cultural. Participam do Conexão trupes e grupos de Recife, Natal, Salvador e João Pessoa, que se encontram a cada três meses em estados diferentes para discutir políticas públicas e novas práticas para o circo. O próximo encontro esta previsto para o mês de outubro em Salvador-BA.
FICHA TECNICA
REALIZAÇÃO: TRUPE PIRULITO
CRIAÇÃO E DIREÇÃO: Coletiva
SUPERVISÃO: Ismar Pompeu e Sebastião Formiga
FIGURINOS,SONOPLASTIA e CENÁRIO: Ismar Pompeu
MAQUIAGEM: A Trupe
CRIAÇÃO e EXECUÇÃO de LUZ: Junior Maciel
FOTOGRAFIA: Adriano Franco
ELENCO: Jackson Lima, Jr Iranzi, Sebastião Formiga, Viky Iranzi

SERVIÇO:
O QUE: Temporada “Além Circo”
ONDE: Theatro Santa Roza
QUANDO: 3 a 11 de setembro de 2011 (sábados e domingos)
HORA: 17h
QUANTO: R$ 10,00 e R$ 5,00
CLASSIFICAÇÃO: Livre
INFORMAÇÕES: 83 3218 4383


Informações à imprensa
Calina Bispo – calina.bispo@gmail.com
83 8891 3334/9627 9397

0 comentários:

Postar um comentário