quinta-feira, 14 de julho de 2011


Já não é mais todo dia que se escuta falar de Caetano Veloso. Suas raras aparições e opiniões públicas de hoje mais causam controvérsia do que agradam, mas ele está lá, firme e maduro como um senhor que sabe muito bem o que é a vida.
Caetano é tema de teses de mestrado e doutorado. É polêmica, é beleza e espetáculo. Suas músicas clareiam e "nortificam" existências, falando sobre os sentimentos, o divino, o tempo, o prazer, a carne e as mulheres... as lindas mulheres de Caetano.

É preciso voltar os olhos pro que foi pensado no passado por grandes nomes como ele. Assim talvez enxerguemos uma saída para este presente tão freneticamente encrustado em nossas rotinas e possamos deixar fluir algo maior, que ilumina a vida e a nossa existência na Terra. A juventude de hoje tem à sua mão ferramentas que eram utópicas na época em que Caetano subia ao palco para vomitar verdades. A democracia e a internet asseguram a era da informação e da criatividade, contudo, os desníveis sociais e a ditadura cultural que se instaurou com a mídia atual continuam forçando a maior parte da humanidade a viverem em um mundo desumano, preconceituoso e de exclusão.

Venha se identificar e pensar, viver e gozar uma ótima experiência sensorial que bebe Caetano, sua música e sua arte. Tocarão Banda Uns e Nina, seguido por discotecagem temática. A festa será só "alegria alegria", no sábado dia 16 de Julho, na Casa de Musicultura, a partir das 22h.


Banda Uns

"Aí alguém me pergunta “e essa Banda Uns, toca o quê?”, e eu quase tenho medo de dizer “eles tocam Caetano” – já imagino a imagem mental que se forma no meu interlocutor: neo-tropicalistas cabeludos que acham que a música brasileira morreu no começo dos anos 70 tocando os clássicos de Caetano quem nem o próprio lembra mais a letra. Cabeludos até são, mas o resto não tem muito a ver. O quarteto (guitarra, baixo, bateria e caetano) toca a carreira inteira do nosso querido baiano, desde as músicas da época do exílio na Inglaterra até o improvável refrão da faixa de abertura do MTV ao vivo do Zii e Zie, lançado esse ano: “kuduro, kuduro, kuduro, kuduro!” (emprestado da banda Fantasmão, conterrânea de dona Canô e sua prole).
Banda Uns não é uma banda cover. Essa “fase Caetano” é, segundo os próprios membros, uma fase de afinação da afinidade entre os membros, através de um repertório comum. A idéia é lentamente transformar essa sementinha de tropicalismo em um projeto autoral. O fôlego fica suspenso justamente por isso: como seria de verdade o tropicalismo hoje em dia? Não esse tropicalismo saudosista, quase conservador, mas o tropicalismo na sua idéia básica – aquele mote de Bob Dylan: don’t look back."

Nina (& convidados)

Nina começou a carreira cantando no Coral Gazi de Sá, em João Pessoa. Em meio a projetos próprios e outros, foi na banda Evoé! que ela se achou de fato. Dona de uma voz realmente apreciável, preparou um repertório bem especial para esta 'noite à Caetano' e será acompanhada por Badu (Evoé), Carlos (Evoé) e Gerson.
Ela bebe Caetano e outros artistas que iluminaram a vida e o pensamento cultural brasileiro na época da ditadura militar. Também compõe maravilhosas letras, sendo essa apresentação mais um passo para sua carreira como cantora e intérprete.
Como solo, recentemente se apresentou na festa "Por isso Eu Vou na Casa Delas", no mesmo palco que Cida Alves e outras novas vozes femininas da música pessoense.

Pra fechar a programação de uma festa inesquecível, Abraão Bahia aparece com o Coletivo Cogumelo de Ilusões Humanas, discotecando versões e mixagens de Caetano, relembrando a essência tropicalista.

Sem duvida será uma noite pra Caetano nenhum botar defeito.

"Sem lenço e sem documento eu vou, por que não? por que não?"


SERVIÇO

Alegria Alegria - Noite à Caetano
Banda Uns, Nina & Convidados, Abraão Bahia e o Coletivo Cogumelo de Ilusões Humanas
Quando: 16/07 (sabado) | 22h
Local: Casa de Musicultura (Praça Anthenor Navarro, Centro Histórico
Ingressos: R$ 8,00 (promocional)

Apoio:

Casa de Musicultura
Rede Letz | www.letz.com.br

Informações:

(83) 8896-6021 | Gerson

http://www.youtube.com/watch?v=MkZjQYsSJP0

--
Gerson Abrantes
Produtor Cultural | SEBRAE - PB
--
(83) 8896-6021
Twitter - @gersonabrantes
Facebook - Gerson Abrantes
www.gersonabrantes.blogspot.com




0 comentários:

Postar um comentário