quinta-feira, 14 de julho de 2011

A estudante de artes visuais Luisa Gabriela da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS realiza, em João Pessoa um trabalho de pesquisa na área de artes através do programa Andifes – convênio entre universidades federais - em mobilidade acadêmica com a Universidade Federal da Paraiba.



A jovem artista, propõem uma viagem que é laboratório de invenção e experimentação de uma linguagem estética particular, mas que se empenhada em aproximar espaço comuns e seus modos de visibilidade.
Estes dois espaços são os mercados municipais das cidades de Porto Alegre e João Pessoa.
Através do desenho a artista se empenha em perceber as pessoas e os espaços em que elas interagem, convívem, seus tempos históricos e pensar modos de aproximação e visibilidade dessa percepção. O trabalho de arte poderia ser como objeto/experiência que envolve a aprendizagem – do artista/aprendiz, do público/aprendiz – numa submersão onde a pele do ser é posta junto à pele do mundo.

A artista vem desenvolvendo inúmeras intervenções/ações no Mercado Central de João Pessoa. Colagens, stencil, registros sonoros, entrevistas, etc. Uma, em especial, chama “Desenho de troca” onde a artista senta-se próxima a uma banca e desenha, ao final é feita uma proposta de troca ao feirante: o desenho por algum produto da sua banca – o feirante fica com o desenho colorido e a artista fica com o registro do desenho em papel carbono e mais as frutas, goma, coco, ovos ou outro resultante da troca.

O povo que frequenta o mercado fica curioso e intrigado. Perguntam o porquê das frases, dos desenhos. Às vezes, agradece pelo trabalho, pela atenção. Curioso, o pessoal acompanhada a todas as intervenções/ações da artista gaúcha residente em João Pessoa desde março deste ano.

Luisa Gabriela fala do desejo de inventar imagens de presente percebendo as relações de convívio coletivo num mesmo espaço afetivo (dos mercados) e projetar uma imagem de futuro.

0 comentários:

Postar um comentário