quarta-feira, 4 de maio de 2011

As inscrições para a seleção dos 15 fotógrafos que vão compor a mostra ‘Setembro Fotográfico’ já estão abertas e seguem até final de maio, via e-mail. Ao todo, 45 trabalhos serão escolhidos para fazer parte da exposição. Podem concorrer pessoas físicas que sejam naturais, ou também radicadas na Paraíba. A realização é da Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), em parceria com o Governo do Estado.

O fotógrafo pessoense Gustavo Moura, que já integrou uma coletânea sobre a fotografia contemporânea brasileira, é o curador do evento. Segundo ele, o objetivo da iniciativa é incentivar e divulgar os artistas locais que trabalham na área. “É importante dar continuidade à rica produção paraibana de fotografia. Vamos difundir e fomentar conhecimento”, ressaltou.

Cada fotógrafo pode inscrever dez fotos de um ensaio. Dessas, três serão selecionadas. Levando em conta os 15 profissionais escolhidos, isso dá um total de 45 imagens, que vão fazer parte da mostra e também de um catálogo. “O catálogo será distribuído para a imprensa, expositores e instituições culturais”, observou Gustavo Moura.

Inscrições só por e-mail – Os interessados podem realizar as inscrições as até o dia 30 de maio, pelo e-mail setembrofotografico@joaopessoa.pb.gov.br. O edital da convocatória já está disponível no site da prefeitura (www.joaopessoa.pb.gov.br). Os anexos também estão no endereço eletrônico municipal.

Poderão se inscrever pessoas físicas maiores de 18 anos de idade. Os fotógrafos selecionados receberão um repasse financeiro de R$ 1 mil, a título de apoio para viabilizar a exposição.

‘Setembro Fotográfico’ – O evento organizado pela Funjope, com curadoria de Gustavo Moura, vai acontecer de 24 a 30 de setembro e terá caráter nacional. Além da mostra paraibana, haverá ainda outras exposições, oficinas e palestras, com a participação de convidados de várias partes do país.

“A abrangência da mostra é nacional. Vamos trazer convidados para as oficinas, palestras e também exposições”, confirmou Gustavo Moura. “A Funjope tinha a ideia de realizar um evento de fotografia e me convidou. Então, sugeri um formato e a fundação aprovou”, acrescentou.

Ainda de acordo com o curador da mostra, o ‘Setembro Fotográfico’ vai acontecer em diferentes espaços ao mesmo tempo. A princípio, o evento terá como locais já acertados o Casarão 34, que é uma unidade da Funjope, além da Usina Cultural Energisa e da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc).

0 comentários:

Postar um comentário