quarta-feira, 4 de maio de 2011

Vinte meninas carentes, com idades entre 7 e 13 anos, formam a nova turma de balé do projeto ‘Nova Vida através da dança’, financiado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através do Fundo Municipal de Cultura (PMC), da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Esta semana, as alunas receberam gratuitamente o novo padrão para serem usados nas aulas de dança (maiô, saia, meia e sapatilha).

As aulas são ministradas pela professora Diana Nascimento no ‘Estúdio de Dança’, localizado no bairro de Mangabeira II. “Além de noções de balé clássico, passamos para essas crianças conceitos sobre cidadania, pois algumas aqui não vão seguir a carreira, mas serão cidadãs no futuro”, afirmou a professora.

As aulas acontecem duas vezes por semana, nas terças e quintas-feiras, no turno da manhã e tarde. Em cada período, a turma é composta por dez alunas. “São dez meses de aulas. Este ano, o encerramento das nossas atividades está previsto para o mês de novembro, quando faremos um festival no Teatro Santa Roza. Será um evento imperdível, pois é o momento em que elas vão apresentar o que aprenderam durante todo esse tempo”, disse Diana.

Iasmim Fernandes de Medeiros, de sete anos, revelou que quer ser bailarina quando crescer. “Presto atenção a tudo o que a professora diz, porque quero ser uma bailarina muito boa”, disse a garota. A mãe, toda orgulhosa do desempenho da filha, sempre a acompanha nas aulas. “Ela ficou sabendo do curso através da televisão e pediu para se matricular. Ela gosta muito de dançar; quando chega em casa vai logo para frente do espelho ensaiar o que aprendeu na aula. E além de uma atividade física, as aulas também ajudam no relacionamento em grupo, o que é muito bom”, afirmou a estudante Elaine Fernandes, mãe de Yasmim.

A técnica de enfermagem Wilma Maria, é mãe da pequena Maria Giovanna, também de sete anos. “Minha vida é dançar, adoro balé e quando crescer vou ser bailarina muito famosa”, afirmou Maria. E se depender da mãe, o sonho da filha será realizado. “Ela é muito interessada, aprende os passos rápido. Ela se identificou bastante com o balé e já estou pensando em investir na carreira dela, que sempre diz que o balé está no seu sangue”, comentou Wilma.

Está é a segunda vez que a professora Diana Nascimento forma uma turma de balé através do projeto financiado pela Prefeitura de João Pessoa. Ela, que atua na área de dança há 15 anos, que atua na pela Sindicato dos artistas da Paraforma uma turma de bal do espelho ensaiar o que aprendeu na aula. possui o registro profissional emitido pelo Sindicato dos Artistas da Paraíba, o que comprova a seriedade do projeto. A professora já participou de alguns festivais, a exemplo do Festival de Inverno de Campina Grande, entre os anos de 2002 e 2005. Outras informações sobre as aulas podem ser obtidas através do telefone 3042-8525.
FMC – O Fundo Municipal de Cultura foi instituído pela Prefeitura de João Pessoa em dezembro de 2001, através da Lei nº 9.560 e regulamentado pelo Decreto nº 4469. Ele é um mecanismo de política pública que proporciona a concessão de incentivos financeiros a pessoas físicas ou jurídicas, domiciliadas no município de João Pessoa, para a realização de projetos culturais. Na forma de projetos, abrange as seguintes áreas: música, dança, teatro, circo, ópera, audiovisual, literatura, pintura, escultura, fotografia, artes gráficas, cerâmica, grafite, desenho, vídeo arte, cultura popular, artesanato, museologia, entre outras.

0 comentários:

Postar um comentário