segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A I Mostra Cultural do projeto "Subindo a Ladeira: Educação Patrimonial Através da Arte" – que marca a conclusão do projeto em 2013 – é resultado de oficinas artísticas e de formação histórica que envolveram crianças e adolescentes das comunidades do Porto do Capim, Frei Vital e Vila Nassau. e é composta por exposição fotográfica, apresentação de experimento cênico e sessão audiovisual.



A exposição fotográfica conta com registros dos próprios jovens do Porto do Capim, realizados durante oficina de fotografia ministrada por Lília Tandaya nos meses de agosto e setembro. Entre aulas práticas e teóricas, emerge a história do Varadouro e seu patrimônio histórico, artístico-cultural e ambiental, estimulando a valorização da cultura e da comunidade, ao mesmo tempo em que se possibilita o exercício estético do olhar individual dos jovens da comunidade sobre seu cotidiano e o espaço habitado. Um espaço geográfico que envolve lugares de memória do Centro Histórico: o rio do nascimento da cidade, o mangue, o trem, as igrejas... ao mesmo tempo, revela o trabalho, as estratégias de sobrevivência e o cotidiano dos tempos atuais. Revelações presentes na Exposição Fotográfica, objeto de uma seleção no universo das imagens produzidas.

Já o experimento cênico é objeto da parceria com o projeto “Subindo a Ladeira: Educação Patrimonial e História da Paraíba no Varadouro”, vinculado ao PROBEX (Projeto de Extensão-UFPB) e coordenado pela historiadora Regina Célia Gonçalves. O espetáculo versa sobre a história local e é protagonizado também pelos moradores da comunidade. Sua produção se deu através da integração de várias linguagens artísticas (teatro, dança, música e artes plásticas), cujo roteiro, além dos figurinos e cenários, foram produzidos pelos envolvidos nas oficinas.

Faz parte ainda da Mostra Cultural a exibição do documentário “Porto do Capim” (20’, 2013), realizado por Sósthenes Jr, o qual aborda a realidade atual da comunidade, que luta pela sua permanência na área.

O projeto “Subindo a Ladeira: Educação Patrimonial Através da Arte”, proposto por Regina Behar, tem a parceria da Fundação Casa de Cultura Companhia da Terra e conta com patrocínio do FIC - Fundo de Incentivo a Cultura Augusto dos Anjos, do Governo do Estado da Paraíba, aprovado no Edital 2012.

Confira a programação completa abaixo.

[Pré-estreia]
Local: Universidade Federal da Paraíba/Encontro de Extensão da UFPB
Exposição Fotográfica: 27 e 28/novembro – 10: 00 às 18:00h
Vídeo + Experimento Cênico: 27/novembro (quarta-feira) às 9: 00h

[Estreia]
Local: Ateliê Multicultural Elionai Gomes
Exposição Fotográfica: 30/11 (sábado) a 01/12 (domingo) – 16:00 às 21:00h
Vídeo + Experimento Cênico: 01/12 (domingo) – 16h

Local: Fundação Casa de Cultura Cia da Terra
Vídeo + Experimento Cênico: 8/12 (domingo) – 16:00h

Local: Urbicentros/Centro Histórico (Largo de São Frei Pedro Gonçalves)
Vídeo + Exposição Fotográfica: 11 (quarta-feira) a 13/12 (sexta-feira) – 17:00 às 20:30h

Exposição Fotográfica: 14 e 15/12 – 14 às 18h
Vídeo + Experimento Cênico: 13/12 – 10h e 16h e 15/12 – 16h.
Local: Escola Estadual Padre João Felix/Comunidade do Porto do Capim

0 comentários:

Postar um comentário