sexta-feira, 24 de agosto de 2012


Nesta segunda-feira, dia 27 de agosto de 2012, às 20h, no Auditório da Reitoria da UFPB, a Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa (OCCJP), o Coro Sonantis e solistas convidados estarão reapresentando o “Requiem para um Trombone”, a obra escrita por Eli-Eri Moura em 2010, em memória do grande trombonista paraibano Radegundis Feitosa. A ocasião é especial, pois trata da abertura do XXII Congresso da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música), o maior na área de música no País, que estará sendo recebido pelo Programa de Pós-Graduação em Música – PPGM e pelo Centro de Comunicação, Turismo e Artes – CCTA da UFPB. O congresso, que prestará homenagem a Radegundis, ocorrerá entre os dias 27 e 31 de agosto, no CCTA/UFPB, sob a coordenação local do Prof. Luis Ricardo Queiroz (PPGM/UFPB), com palestras, comunicações, mesas-redondas e concertos, e trará especialistas de todo o Brasil e do exterior.

Os solistas do Requiem para um Trombone, nesta apresentação, serão a soprano Izadora França, o trombonista Sandoval Moreno e o pianista José Henrique Martins, sob a regência de Eli-Eri Moura. O “Requiem para um Trombone” teve estréia mundial em dezembro de 2010, no Recife – PE, numa versão para solistas, coro e orquestra de cordas, no concerto de abertura do XIII Festival Virtuosi. Para a estréia em João Pessoa, por ocasião de um ano do falecimento de Radegundis, Eli-Eri escreveu uma versão para orquestra completa, que foi apresentada pela OCCJP e o Coro Sonantis no dia 30 de junho de 2011, no Cine Banguê. Essa versão também foi apresentada no encerramento do II Festival Internacional de Música de Campina Grande, no dia 9 de julho do mesmo ano, com o coro e a orquestra do próprio Festival, sob a regência de Vladimir Silva.

Todos os três solistas do concerto desta segunda-feira atuam em João Pessoa. Natural de Itaporanga, como Radegundis, o trombonista Sandoval Moreno é professor do Departamento de Música da UFPB e tem uma extensa atuação em todo o Brasil, como solista, professor (em diversos festivais do País), e músico, participando de grupos, a exemplo do Quarteto de Trombones da Paraíba e a Banda Sinfônica José Siqueira da UFPB, fundados por ele, além do Brazilian Trombone Ensemble, com o qual gravou CDs e realizou turnês nos EUA e na Europa. Izadora França, natural de João Pessoa, além de cantora, é violinista formada no Departamento de Música da UFPB e atua na OCCJP. Estudou canto com Fátima França, Elke Riedel, Barbara Zanichelli, dentre outros, e já esteve à frente de várias orquestras como solista. Atualmente cursa Licenciatura em Canto na UFPB. O pianista José Henrique Martins, natural do Paraná, é Doutor em Música pela Boston University, já tendo atuado como recitalista em várias cidades do País e do exterior, e gravado diversos CDs. Atualmente, é professor de piano nos cursos de graduação e pós-graduação da UFPB.

OCCJP – a Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa é vinculada à Fundação Cultural de João Pessoa – FUNJOPE. A OCCJP iniciou suas atividades em 2001, como um projeto ligado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura e coordenado pelos professores Gustavo de Paco de Gea e Leopoldo Nogueira. Tinha por objetivo, inicialmente, estabelecer um novo espaço para a formação de jovens músicos oriundos das escolas de música da cidade. A partir de 2005, a OCCJP se vinculou à FUNJOPE como um grupo sinfônico camerístico estável e de forte atuação. Desde essa época, assumiu um importante papel na cena cultural de João Pessoa, participando integralmente das ações desenvolvidas pelo órgão e fazendo apresentações voltadas ao público escolar da rede pública de ensino na Capital. Depois de 2011, a OCCJP passou a ser regida pelo Maestro Carlos Anísio e gerida por um conselho artístico, que implementou novos formatos de atuação. Foram abordados concertos temáticos e comemorativos, projetos especiais, além das séries Nossos Solistas e a didática.

0 comentários:

Postar um comentário