quarta-feira, 20 de junho de 2012



Música livre, gratuita, espontânea. Música para celebrar a vida. Um dia inteiro dedicado a isso. Essa é a proposta da Fête de la Musique. A Fête de La Musique - ou Festa da Música - é um evento que atualmente acontece em todo o mundo, sempre no dia 21 de junho. Em comemoração ao solstício de verão no hemisfério norte, aconteceu em 1982 na França a primeira edição do evento, justificando o nome e o dia da festa. Na época, a Fête era tímida e despretenciosa, mas a ideia se expandiu e foi acolhida em diversos países pelo mundo inteiro, virando uma grande celebração integrada.
Nesse dia, o mundo é invadido pelo melhor da música, com apresentações em palcos apropriados ou improvisados, em ruas, praças públicas, parques, estações de trem, galpões, bares, teatros, etc. Espalhadas ao redor do globo, acontecem intervenções, das mais acanhadas às mais extravagentes.
Em João Pessoa, a Fête de la Musique veio para ficar. Chegou em 2010, e hoje se prepara para a sua terceira edição, na próxima quinta-feira(21). A Fête terá como palco  o Varadouro, no Centro Histórico. A Casa de Cultura Cia da Terra, o Pogo Pub e o Espaço Mundo trazem a festa para a capital,  como uma produção do Movimento Varadouro Cultural.
A programação da Festa da Música 2012 em João Pessoa trará exibições de clipes e curtas na Casa de Cultura Cia da Terra e shows de bandas no Pogo Pub e no Espaço Mundo. As apresentações começam cedo, a partir das 18h00.
Para comemorar a Festa da Música, o Coletivo Sanhauá preparou uma maratona de documentários musicais. Na Casa de Cultura Cia da Terra serão exibidos 3 longas, 2 médias e 3 curtas-metragens que abordam episódios e personagens importantes do cenário musical nacional, formando um panorama audiovisual sobre a produção de Música Popular Brasileira, a partir dos anos 60. Abaixo o programa completo da Companhia da Terra:
18h00 – Uma Noite em 67, dirigido por Renato Terra e Ricardo Calil – 1h25 (2010)
19h25 – Viva Volta, dirigido por Heloisa Passos – 15min (2005)
19h40 – Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Dei, dirigido por Micael Langer, Calvito Leral e Cláudio Manoel  – 1h25 (2009)
21h05 – Nelson Sargento, dirigido por Estevão Ciavatta – 20min (1997)
21h25 – Tom Zé ou Quem Irá Colocar uma Dinamite na Cabeça do Século, dirigido por Carla Gallo – 50min (2000)
22h15 – Jaguaribe Carne: alimento da guerrilha cultural, dirigido por Fabia Fuzeti e Marcelo Garcia – 30min (2007)
22h45 – Palavra (En)Cantada, dirigido por Helena Solberg – 1h25 (2009)
00h10 – Faço de Mim o que Quero, dirigido por Sérgio Oliveira e Petrônio de Lorena – 20min (2009)

Movimentando a Festa da Música no Varadouro com muita música, no Pogo Pub acontece o Hand of Doom, um ensaio aberto com as bandas Duryodhana e Red Butcher. No Espaço Mundo, a festa começa à partir das 22h00, recebendo os shows das bandas: Nuvens PsicodélicasZé Viola and Progressive Band e Incessante. Confira abaixo a programação dos shows da Festa da Música:
21h00 –  Duryodhana (Pogo Pub)
22h00 –  Red Butcher (Pogo Pub)
23h00 –  Nuvens Psicodélicas (Espaço Mundo)
00h00 –  Incessante (Espaço Mundo)
01h00 –  Zé Viola and Progressive Band (Espaço Mundo)
Recaptulando! Festa da Música na Praça Anthenor Navarro! Na Casa de Cultura Cia da Terra , no Pogo Pub e no Espaço Mundo! A festa toda é gratuita, e fica o convite para que todos venham desfrutar da programação e fazer parte dessa bela Festa da Música!
Realização: Coletivo Mundo,  Coletivo Sanhauá, Pogo Pub  e Movimento Varadouro Cultural.

0 comentários:

Postar um comentário