quarta-feira, 23 de maio de 2012

A próxima edição do Violadas será no dia 29/05/2012, às 20:30, na Sala Vladimir Carvalho (Usina Cultural da Energisa) e contará com a parceria da UFPB. A entrada é franca.




Graças a essa parceria com a UFPB, teremos como convidado o violonista Marcelo Fernandes, importante músico no cenário nacional do violão. Marcelo Fernandes é doutor em artes e vem, há mais de 10 anos, empreendendo frutífera carreira internacional, tendo apresentado-se em Espanha, França, Suíça, Portugal, Colômbia e Chile, além de importantes salas de concerto no Brasil. Em 2009 participou do projeto Sonora Brasil, do SESC, apresentando 86 recitais em 20 estados do país.

No programa, teremos duas partes, sendo a primeira dedicada aos desbravadores do violão instrumental no Brasil: Canhoto, Levino Albano da Conceição e Dilermando Reis. A segunda parte é dedicada aos dois principais nomes do violão erudito no Brasil: Villa-Lobos e Camargo Guarnieri, sendo esta a primeira vez que será apresentada a obra integral para violão de Guarnieri na Paraíba.

“Se Villa-Lobos é a força impulsiva da moderna música brasileira, Camargo
Guarnieri (Tietê, São Paulo, 1907) é a sua consciência esclarecida. Ela, a
sua realidade, a sua projecção mundial, é inconcebível sem estes seus dois
grandes obreiros, um, o heróico desbravador de terras virgens, outro, o lúcido
construtor das riquezas descobertas.”

1 comentários: