Vivemos em uma sociedade de regime democrático, dentro do qual a comunicação e a mídia exercem um importante papel de difusão e reprodução de mensagens e informações, através de seus textos e suas produções. Nesse sentido, interfere e influencia no imaginário cotidiano das pessoas, assim como no contexto-sociopolítico em que vivemos. Atualmente no Brasil, no entanto, a regulação da mídia não tem ocorrido da melhor maneira, em parte pelo fato de nossos legisladores, responsáveis por criar leis e normas de regulação midiática, muitas vezes serem os donos das empresas de comunicação pelo país, ou a ineficiência do sistema judiciário frente ao poder político e econômico dos empresários da mídia.
Tendo em mente que temos que discutir e problematizar essas questões, o Coletivo Comjunto de Comunicadores Sociais realiza a VI Semana pela Democratização da Comunicação, de 28 de novembro a 02 de dezembro, na UFPB e outros pontos da cidade. Mesas redondas, oficinas, minicursos, mostras de vídeo e culturais embalam tais discussões e fomentam a leitura crítica da mídia, através da difusão e produção de conteúdos ao longo de seus cinco dias de realização.
A Democratização é uma bandeira da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social - Enecos, e vem sendo discutida na Paraíba, entre outros espaços, nas Semanas Democom, que se realizam há seis edições.
0 comentários:
Postar um comentário