O compositor e Professor do Departamento de Música da UFPB Marcílio Onofre terá sua obra Granum Volubile estreada na XIX BIENAL DE MÚSICA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, que acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 10 e 19 de outubro. Neste ano, Marcílio será o único compositor que representará a Paraíba nesse importante evento da música de concerto brasileira. Granum Volubile foi uma das obras contempladas com o prêmio “Composição Clássica” dado pela Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), instituição de apoio e fomento à arte vinculada ao Ministério da Cultura. Essa é a segunda vez que Marcílio Onofre participará de uma Bienal, a primeira foi em 2005.
Escrita para violino, violoncelo e piano, Granum Volubile (2010) teve como ponto de partida a idéia de gerar diferentes tipos de articulação entre objetos sonoros formados por trêmulos e glissandi - técnicas específicas dos instrumentos de cordas. A obra foi composta como uma espécie de duo no qual o violino e o violoncelo formam um único instrumento que contrapõe-se ao piano. Em larga escala, essa articulação leva à transformação timbrística da peça e, como última conseqüência, ao desaparecimento dos objetos sonoros iniciais. A obra está dedicada ao Artesan Trio, grupo formado por professores do Departamento de Música da UFPB.
Marcílio Onofre é professor da UFPB, atual Vice-Chefe do Departamento de Música e Coordenador do Laboratório de Composição Musical - COMPOMUS/UFPB. É Mestre em Composição pela UFPB, sob a orientação de Eli-Eri Moura, e Bacharel em Piano pela mesma instituição. Foi bolsista do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão em 2005, 2007, 2009, 2010 e 2011 tendo aulas e master classes com Almeida Prado, Jocy de Oliveira, Stefano Gervasoni e Silvio Ferraz. Em 2010 participou da Académie internationale de musique et de danse du Domaine Forget (Canadá) tendo aulas com John Rea, Philippe Leroux e Denys Bouliane. No mesmo ano, também participou do Cortona Session for New Music tendo duas obras estreadas no evento. Recebeu os prêmios: "2010 DuoSolo Emerging Composer Competition” (promovido pelo dueto americano de flauta e piano “DuoSolo”), Composição de Música Clássica Fundação Nacional de Artes – FUNARTE (2010, Rio de Janeiro, Brazil), Concurso Nacional de Composição Camargo Guarnieri ( 2011, 2010, São Paulo, Brazil), 6th SCCM New Composition (2010, Shishuan, China) e Menção Honrosa no VII Concorso Internazionale di Composizione per Istrumento Solista (2006, Udine, Itália). Parte de sua obra vem sendo gravada e interpretada por grupos instrumentais como: Arditti String Quartet (Inglaterra), Nieuw Ensemble (Holanda), Nouvel Ensemble Moderne – NEM (Canadá), Brassil (Paraíba), Grupo Sonantis (Paraíba), Camerata Arte Mulher (Paraíba) e Sonâncias (São Paulo).
Home
»
»Unlabelled
» Marcílio Onofre na Bienal de Música Brasileira Contemporânea
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário