terça-feira, 18 de outubro de 2011

Já estão abertas as inscrições para o Curso Avançado de Cinematografia Eletrônica Digital, que acontece no período de 7 a 11 de novembro no Espaço Cine Digital da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). O ministrante será Carlos Ebert e as aulas serão realizadas nos turnos da manhã e tarde. Os interessados têm até o dia 26 para se inscrever gratuitamente e participar do processo seletivo, já que o número de vagas é limitado em 25.



O curso é voltado para os participantes do curso básico que foi realizado na UFPB em 2009 e para profissionais e realizadores com experiência em cinematografia digital. Para se candidatar a uma vaga, o interessado deve solicitar a ficha de inscrição através do e-mail oficinasnpdpb@gmail.com, preenchê-la, anexar currículo e enviar de volta ao mesmo endereço. A inscrição também pode ser feita pessoalmente na sala anexa ao Cine Bangüê no Espaço Cultural (rampa 4), de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 15h às 21h.



A seleção final será feita pelo ministrante, a partir da análise de currículo e dados da ficha de inscrição. Serão priorizados alunos que já participaram do curso básico realizado anteriormente. As aulas se destinam a estudantes e professores de comunicação, rádio-TV e cinema, profissionais da área de TV, vídeo e cinema e realizadores independentes. É exigido conhecimento prévio de alguns procedimentos e técnicas básicas, bem como noções elementares de fotografia, cinematografia, estética e história das artes visuais.



O resultado final da seleção será divulgado diretamente a todos os inscritos através de e-mail e publicado no site www.funesc.com.br a partir do dia 3 de novembro.



O curso é realizado pelo Centro Audiovisual Norte-Nordeste (Canne) em parceria com o Núcleo de Produção Digital (NPD), por meio da Funesc e ABD-PB. A carga horária é de 40 horas, com aulas das 8h30 às 12h e das 14h às 18h.



O objetivo do curso é aprofundar conhecimentos técnicos e artísticos relacionados à captação de imagens em movimento em suporte eletrônico digital, complementando o curso de Cinematografia Digital realizado no final de 2008 em João Pessoa. Nas disciplinas serão abordados temas como: análise visual do roteiro, visita técnica a locação, testes de resolução espacial, temperatura de cor, fontes de luz, escolha de acessórios (maquinaria), formato de captação ideal para finalizar em diferentes suportes, transfer para película, entre outros.







Currículo do ministrante



Carlos Ebert é diretor e fotógrafo de cinema, televisão e publicidade. Carioca nascido em 1946, estudou arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro e cinema na Escola Superior de Cinema São Luiz, em São Paulo. Começou em 1966 como repórter fotográfico, tornou-se operador de câmera e diretor de fotografia em 1968 e diretor em 1970. No final dos anos 60, participou do cinema marginal e foi câmera e diretor de fotografia de um dos filmes mais significativos do movimento, “O bandido da luz vermelha” (1968), de Rogério Sganzerla, e em 1970, dirigiu República da traição. Fez a fotografia tanto de longas como de curtas-metragens, entre eles “O rei da vela” (1983), de José Celso Martinez Corrêa e Noilton Nunes, e “Fé” (1998), de Ricardo Dias. Fez também fotografias para televisão, como a de “O povo brasileiro” (2000), ganhador do Grande Prêmio Cinema Brasil de TV em 2001. Desde 1970 dedica-se também ao ensino da fotografia para cinema. É o vice-presidente da Associação Brasileira de Cinematografia para o período de 2002 a 2004. Em 2002 fez a fotografia dos longas-metragens “Rua seis, sem número”, de João Batista de Andrade, e “À margem da imagem”, de Evaldo Mocarzel. Em 2003 recebeu o prêmio de melhor fotografia no Festival de Gramado pelo seu trabalho no curta-metragem “Carolina”, de Jeferson De. Trabalhou nos documentários “Dia da graça” (2003), de Thiago Mendonça e Maira Buller, “Do luto à luta” (2005), de Evaldo Mocarzel, e “Vlado – 30 anos depois” (2005), de João Batista de Andrade. Em 2007, fez a direção de fotografia do filme “A Ilha do Terrível Rapaterra” , de Ariane Porto.





Serviço

Curso Avançado de Cinematografia Eletrônica Digital

Período do curso: 7 a 11 de novembro

Inscrições: 17 a 26 de outubro

Inscrição presencial: sala do Cine Bangue na Funesc/Espaço Cultural (rampa 4), de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 15h as 18h

Inscrições por e-mail: oficinasnpdpb@gmail.com

Número de participantes: 25

Preço: Gratuito

Informações: (83) 3211.6281

Realização: Centro Audiovisual Norte-Nordeste (Canne) em parceria com o Núcleo de Produção Digital (NPD), por meio da Funesc e ABD-PB

0 comentários:

Postar um comentário