terça-feira, 13 de setembro de 2011


O Café em Verso e Prosa, sarau organizado e produzido pela atriz Suzy Lopes que já faz parte do calendário cultural de nossa capital, exalta a poeticidade e o lirismo do poeta Nelson Barbosa. O sarau acontece no Empório Café e receberá nesta noite além de Suzy Lopes, que faz as honras de Mestre de Cerimônia, o próprio homenageado, a professora de letras Márcia Ferreira de Carvalho e o músico Geovan Moraes trazendo canções de sua autoria com analogia da obra do poeta.


Outro ponto alto da noite é a exibição do curta metragem “Casa de Lirismo”. O vídeo foi gravado na casa do poeta popular Nelson Barbosa e revela seu universo poético de rimas e estórias. Por onde passa Nelsão, como é conhecido por seus amigos, encanta com seu lirismo, espontaneidade, improviso e oralidade. “Casa de Lirismo” é uma produção da Vertiginosa - Coletivo de Produção Cultural, e conta com a direção de Thomas Freitas. O diretor conta que além de ter a participação de Nelson o documentário irá narrar uma estória baseada em personagens do poeta, numa tentativa de dar vida a uma de suas tantas narrativas, e completa “O filme mostra o universo poético do poeta Nelson Barbosa, revelado por suas rimas e por uma narrativa ficcional baseada em personagens do autor e de um mito popular do Nordeste.” Estão no elenco do filme Theresa Cavalcante e Winsthon Aquilles.
Dedicado, fiel e atento a cultura popular, Nelson Barbosa encontrou em sua memória o material para escrever o cordel “A Caipora e o Fim do Mundo” que foi produzido pela Agência Ensaio e lançado em 2006. O livro tem a orelha escrita pelo poeta Sergio de Castro Pinto. Nelsão é um homem de rimas, por onde anda, anda com um monte de palavras e rimas, e tem compromisso com sua gente e sua tradição, principalmente o folclore nordestino. Esse poeta de Princesa Isabel, interior da Paraíba, mostra talento de especialista na criação de seus versos de cordel, apresentando a história dos seres da floresta, sem nunca perder o ritmo preciso para o gênero. Mostra a importância de cultivar a nossa cultura popular, da feiras e das calçadas, que ficam cada vez mais esquecidas pelas novas gerações, diz que seu compromisso é enquanto puder, fazer com que nosso folclore não seja esquecido nem abandonado. Que o mesmo seja mantido vivo e passado de geração para geração, garantindo assim a sua perduração por muitos anos. O universo Nelsiniano, é um mundo de bichos falantes, de Iaras e sereias. Duendes, Gnomos, Cumade Florzinha, Curupiras e Caiporas. E de muita magia, jogadas no papel em forma de cordel.
Nelson Barbosa / Nelsão é escritor, poeta, contador, charadista, ufologista e, ocasionalmente, repentista. Fez graduação, mestrado e doutorado em letras na Universidade Federal da Paraíba. Sua veia poética é uma herança materna advinda de Dona Anália e do tio Laurindo. A base de sua poesia está no ambiente harmonioso, natural e essencialmente poético da paisagem sertaneja, onde foi criado, no convívio com o pastoreio, as caçadas, as cantorias e as feras livres. Nelsão participa do Movimento Conspiração Cultural e sua obra literária integra o acervo do Museu da Imaginação.
Assim será no Café em Verso e Prosa, muitas estórias do nosso popular, e fica este convite para os amantes da cultura, de não perder a oportunidade de presenciar este patrimônio humano e cultural. Como em todas as edições, após este momento de abertura que será realizado por Nelson Barbosa, Geovan Moraes e Suzy Lopes, o microfone será aberto ao público presente, para que todos possam recitar seus poetas preferidos ou de poemas de sua autoria, coisa que é comum acontecer na noite do Café em Verso e Prosa, uma verdadeira troca de poemas e exposição espontânea. E Suzy conta que neste momento irá fazer leitura de um poema feito em homenagem ao sarau pelo poeta improvisador Marcos Ayres.



SERVIÇO:
Café em Verso e Prosa em homenagem ao poeta Nelson Barbosa
Dia 13 de setembro de 2011 às 20:30
Empório Café (R. Coração de Jesus, 190 – Tambaú – Por trás de feirinha)
Entrada gratuita
Informações: 8801-8533

0 comentários:

Postar um comentário