quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O Coletivo de Teatro Alfenim realiza oficina sobre dramaturgia e música como
parte das atividades que marcam o processo criativo de seu novo espetáculo O Deus da Fortuna, ganhador do Prêmio de Teatro Myriam Muniz/2010.
Direcionada a encenadores, atores e músicos interessados em composição para teatro, a oficina acontecerá no período de 13 a 15 de outubro, de quinta a sábado, das 08h às 12h, na Casa de Cultura Cia. da Terra, número 15, praça Antenor Navarro, Varadouro, João Pessoa.
A seleção dos participantes ocorrerá através do envio de carta de interesse, com breve currículo, até o dia 07/10, para teatroalfenim@gmail.com. O resultado será divulgado por email no dia 10/10.

Maiores informações: (83) 8892-8099.
A oficina será ministrada por Martin Eikmeier, compositor e diretor musical da
Companhia do Latão.


Oficina: Dramaturgia e Música


APRESENTAÇÃO: Através de uma investigação dos fenômenos sonoros e musicais como elementos de sintaxe do discurso narrativo, a oficina examina as potencialidades da música em produzir conteúdo, tendo em vista sua natureza abstrata e não semântica.

1 – EMENTA: Exame das formas dominantes de articulação entre música e cena, especialmente aquelas que partem do melodrama e de suas manifestações no teatro e no cinema, procurando desnaturalizar processos de criação que derivam exclusivamente deste tipo de repertório. Levantamento de alternativas de desnaturalização que busquem sua lógica e inspiração na teoria
do teatro épico.

2 – OBJETIVO: Abastecer o aprendiz de ferramentas críticas que permitam uma leitura do texto teatral pressupondo a música e a sonoplastia como um elemento substancial da encenação.

3 – METODOLOGIA: A Oficina será divida em debates teóricos e trabalhos práticos.

4 – PÚBLICO ALVO: Encenadores, atores e músicos interessados em composição para teatro.

5 – NÚMERO DE VAGAS: 20 (vinte)

6- DURAÇÃO: 12 horas (03 encontros de 04 horas)

SOBRE O MINISTRANTE: O compositor paulista Martin Eikmeier é doutor em música de cinema pelo departamento de multimeios da Unicamp, diretor musical da Companhia do Latão e professor da SP Escola de Teatro e da Academia Internacional de Cinema.

Obs.: Os músicos devem levar seu instrumento.

0 comentários:

Postar um comentário