Tintin Cineclube | quarta-feira | 19h30 | 24.08
Espaço Cine Digital | Fundação Espaço Cultural | Rua Abdias Gomes de Almeida, nº. 800 – Tambauzinho
[Mostra Itinerante IV FOR RAINBOW]
24.08 | quarta-feira | 19h30
Sessão gratuita
O Tintin Cineclube desta quarta-feira apresenta a Mostra Itinerante do IV FOR RAINBOW. Nela serão exibidos 10 curtas-metragens, entre ficções, documentários, experimentais e animações, que se destacaram na seleção da quarta edição do FOR RAINBOW – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual. A mostra itinerante está acontecendo em todo o Brasil em mais de 150 cineclubes. Esta ação tem por finalidade levar ao público cineclubista uma produção de alta qualidade em cinema e vídeo do País com temática LGBT, divulgando os novos talentos na área do audiovisual, ampliando as esferas de discussão sobre cultura e diversidade sexual e fortalecendo a luta contra homofobia no país.
Brincos de estrelas, de Marcela Bertoletti [fic, 19’, 2008, RJ]
Brincos de Estrela conta a história da descoberta do amor entre duas amigas. O curta vai explorando os medos e receios dessa personagem à medida que seus sentimentos vão tomando conta da sua vida.
Depois de tudo, de Rafael Saar [fic, 12’, 2008, RJ]
Depois do Adeus, veio a espera. Depois da espera, veio o retorno. Depois de tudo, eles desejam estar juntos e um dia é suficiente para esperar o seguinte.
E agora Luke, de Alan Nóbrega [ani, 04’, 2010, RJ]
Luke é um rapaz que está iniciando a sua vida adulta e é obrigado a se defrontar com os seus valores religiosos, morais, sociais, após um segredo seu ser descoberto.
Ensaio de cinema, de Allan Ribeiro [exp, 15’, 2009, RJ]
Ele dizia que o filme começava com uma câmera muito suave, com um zoom muito delicado e avançada em busca de Bardot.
Eu não quero voltar sozinho, de Daniel Ribeiro [fic, 17’, 2010, SP]
A vida de Leonardo, um adolescente cego, muda completamente com a chegada de uma novo aluno em sua escola. Ao mesmo tempo ele tem que lidar com os ciúmes da amiga Giovana e entender os sentimentos despertados pelo novo amigo Gabriel.
Felizes para sempre, de Ricky Mastro [doc, 07’, 2009, SP]
Felizes para Sempre faz parte do projeto “Fuking Diferent São Paulo”. Essa era a ideia inicial do projeto “achar um casal gay que estivesse junto há décadas” e foi assim que selecionamos as nossas candidatas: através do site e entrevistas com o diretor Ricky Mastro e assistentes de direção Lilian Baldo e Rodrigo Dorado.
GLOSSário, de Fabinho Vieira [exp, 02’, 2008, CE]
Duas travestis, com todo seu carisma e encanto, revelam os significados dos termos e gírias próprios que já caíram no gosto popular.
Homofobia, lesbofobia e transfobia, de Felipe Fernandes [doc, 09’, 2008, DF]
O vídeo busca refletir sobre as categorias usadas por ativistas lésbicas e travestis para se falar das violências contra suas identidades. Trazendo vozes sobre os usos dessas categorias, esquadrinha algumas aproximações e distâncias entre a pauta específica destas em relação ao “segmento” como um todo. Mostra situações em que o “ser lésbica” e o “ser travesti” produziram particularidades no que tange a discriminação e a violência.
Sem Purpurina – Realidade LGBT Na Baixada Santista, de Fernanda Balbino, Lara Finochio, Lívia Carvalho e Xenda Amici [fic, 17’, 2010, SP]
O documentário mostra os sonhos, as alegrias, os dramas e a luta contra o preconceito sob a visão da comunidade GLBTT e especialistas.
On my Own, de Yuri Yamamoto [exp, 04’, 2008, CE]
Um garoto numa eterna busca: a procura de sua identidade, de forças para ser quem é, de alguém para apoiá-lo. Dúvidas e certezas, dois opostos tão naturais nessa idade.
+++
Realização: ABD-PB, Ponto de Cultura Urbe Audiovisual, Clube de Cinema Fora do Eixo e Cena Pop
Apoio: Fundação Espaço Cultural, Ministério da Cultura, Cine Mais Cultura, CNC (Conselho Nacional de Cineclubes)
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário