sábado, 27 de agosto de 2011


O projeto NOITES SONORAS chega a sua terceira edição. O evento será realizado no próximo dia 1 de setembro, quinta-feira, às 20h, no Teatro Ednaldo do Egypto. O ingresso tem o preço único de R$ 8,00. O projeto levará ao palco o histórico grupo Jaguaribe Carne, formado pelos irmãos Pedro Osmar e Paulo Ró, e uma ruma de músicos, não necessariamente conhecidos, não necessariamente ensaiados, e nem necessariamente convidados. O palco estará aberto “para quem quiser chegar”. E é assim que o grupo vem influenciando gerações da música paraibana desde os anos 70.


Na década de 70, os irmãos Pedro Osmar e Paulo Ró eram desses meninos inquietos, um tanto revoltados, um tanto tido como doidos, por demais criativos e inegavelmente muito bem quistos por todos do bairro de Jaguaribe. Os dois se influenciavam por todos os sons que chegavam a sua casa, fosse a música clássica que ouviam no rádio, fossem as manifestações culturais que viam com tanta euforia e pulsação pelas ruas do bairro. Junto com eles, seguia-se uma diversidade de jovens, amigos de bairro, das ruas e das praças da cidade, dos cine-teatros de Jaguaribe, das criações musicais e poéticas na casa de Dona Isabel, sua mãe. Não somente os sons que surgiriam dali influenciariam a arte e a cultura da Paraíba, como toda uma postura política e artística que viria a seguir, conseqüência de uma ação cravada no convívio comunitário, na vivência e na experimentação livre de todas as linguagens artísticas, na Guerrilha Cultural travada no cotidiano das ações e das reações.



Em 74, Pedro e Paulo fundam o Grupo Jaguaribe Carne de Estudos, um verdadeiro laboratório de estudos e práticas culturais, que tinha como objetivo tomar conhecimento do maior número de dados, informações, estudos e experiências sobre arte, política, educação, cidadania. Ou seja, tudo que estivesse a serviço de uma proposta transformadora através da arte e da cultura. Dos projetos e idéias surgidas no grupo, destacam-se o Musiclube da Paraíba (a partir de 1981), o Projeto Fala Bairro (a partir de 1982) e o MEI - Movimento de Escritores Independentes (em 1984). Projetos que nascem da provocação, da inquietação, num contexto de total ausência das políticas culturais na cidade, e que serviram como espaço de formação e experimentação para grandes nomes da cultura na Paraíba, como Totonho, Escurinho, Lúcio Lins, Chico César, Jarbas Mariz, Dida Fialho, Adeildo Vieira, Milton Dornellas, entre tantos outros. Desde então, não somente a música do Jaguaribe Carne, mas toda a sua atitude política em si, vem influenciando diversas gerações que se deparam com seus trabalhos e suas pesquisas.




SERVIÇO

Show do grupo Jaguaribe Carne + convidados e quem quiser chegar
Data: 1 de setembro, quinta-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Ednaldo do Egypto, em Manaíra
Ingresso: R$ 8,00 (preço promocional)
Assessoria e Produção:

Gerson Abrantes: 8896.6021
Alexandre Santos: 8790.7947 | 9911.4744

Apoio:

Sonho Doce Doceria
Centro de Arte e Cultura Municipal Teatro Ednaldo do Egypto
Clube do Assinante | Jornal da Paraíba

0 comentários:

Postar um comentário