domingo, 7 de agosto de 2011

A Secretaria da Juventude, Esporte e Recreação vai realizar no mês de Agosto de 2011 a IV Semana Municipal da Juventude, em parceria com as demais Secretarias da Gestão Municipal, com a Câmara de Vereadores, com o conselho Municipal de Juventude e com Sociedade Civil. A Semana Municipal de Juventude 2011 terá como tema: “Juventude: participar para transformar!”.

A gestão municipal realiza a Semana da Juventude desde em outubro de 2007, com a realização de um grande evento que envolveu o lançamento do Programa “Empreender Jovem”, entre outras atividades Culturais e Educativas direcionadas para a população jovem. A proposta de realização da Semana da Juventude busca ampliar a programação de atividades voltadas para os (as) jovens, em razão do dia nacional do Estudante, 11 de agosto, e do dia 12 de agosto, como dia internacional da Juventude, proporcionando a abertura de espaços de discussão dos temas prioritários para esse segmento social. A Semana da Juventude busca garantir a participação e o protagonismo da população jovem na construção de Políticas Públicas específicas que atendam as suas necessidades e anseios, e a criação de espaços de expressão da criatividade e das potencialidades das juventudes.



Dia da Juventude - No dia 12 de Agosto, comemora-se, no Brasil, o Dia Nacional da Juventude, conforme estabelecido pela Lei Nº 10.515, de 11 de Julho de 2002, sancionada pelo Ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso. O Projeto determinando a data é de autoria da Deputada Federal Alcione Athayde (PSB-RJ), e foi instituído com a finalidade de gerar um maior comprometimento dos governos e da sociedade civil com as problemáticas deste segmento social. Na cidade de João Pessoa, este dia também é comemorado em 12 de agosto, segundo a Lei Municipal Nº 10.975, de 19 de Janeiro de 2007, proposta pelo Vereador Zezinho do Botafogo (PSB-PB). Essa data foi ampliada a partir de um Projeto do Vereador Ubiratan Pereira, Bira, (PSB-PB) instituído pela Lei Municipal Nº 11.739, de 27 de Julho de 2009.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) classificam como "jovens" a população entre 15 e 24 anos, já o Estatuto da Juventude entende como jovem, todo/a brasileiro que possua entre 15 a 29 anos de idade. Essa parcela da sociedade Brasileira hoje é quase um quinto da população total do país. As projeções para o ano 2015 apontam que esse contingente não deve apresentar quase nenhum crescimento e a tendência é sua estabilização, um fato que ocorre pela primeira vez no Brasil. Tal passagem está dando ao governo federal melhor condição de planejamento e execução de políticas públicas voltadas a essa parcela da sociedade. Porém, mesmo com uma acentuada diminuição das taxas de crescimento demográfico nas regiões de todo país, não há ainda aumento da expectativa de vida das crianças, adolescentes e jovens que correspondem quase à metade da nossa população.

A juventude por muito tempo foi vista como uma fase transitória da vida, de passagem entre a adolescência e a idade adulta. Essa visão tem sido questionada nas últimas décadas por perspectivas que compreendem a condição juvenil como uma etapa singular da vida, que compreende um momento de formação e de afirmação do indivíduo no contexto social, que têm potencialidades e vulnerabilidades de manifestação muito intensas, e que será decisiva para integração desses jovens como seres sociais.

A juventude desta década vem sendo estudada a partir de novos parâmetros e de novas concepções, os jovens não são só objeto de estudo ou de pesquisas mais amplas, mas também, os próprios jovens estudam e propõem demandas de Políticas Públicas, apontando novos conceitos, novas maneiras sobre o que é ser “jovem”. Tudo isso porque a juventude não quer mais ser vista ou considerada apenas uma protagonista do processo de crescimento e interação da sociedade, e sim como um elemento fortalecedor das ações culturais, potencializador de seus direitos e deveres e estimuladores no desenvolvimento da produção juvenil, buscando dessa maneira expressar suas realidades, através das características culturais que envolvam o seu cotidiano, estabelecendo estratégias para melhoria de sua qualidade de vida e reforçando assim o desenvolvimento de toda sociedade.



Objetivo Geral:

Construir com o jovem do Município de João Pessoa um momento de reflexão sobre a participação como processo decisivo para o exercício da cidadania, favorecendo o diálogo permanente sobre suas principais dificuldades, potencialidades, desejos e realizações da Juventude.



Objetivos Específicos:

· Promover atividades Culturais comemorativas o Dia Municipal de Juventude;

· Possibilitar espaços de participação e cidadania através da realização da 2ª Conferência Municipal de Juventude, e de conferências livres (preparatórias).

· Promover atividades sobre temas de interesse da juventude nas unidades de trabalho da PMJP;

· Agenciar ações de inclusão sócio-culturais que estimulem o Protagonismo da juventude pessoense;

· Expor as produções desenvolvidas pelos Centros da juventude ou em outros setores da PMJP, fortalecendo assim os trabalhos produzidos pela Juventude;

· Difundir no município uma reflexão sobre a “participação cidadã como estratégia de transformações social”.


Programação da IV Semana Municipal da Juventude


DOMINGO – 07/08

16h – Atividade de Bike Dirt Jump na Praça das Mangueiras (Alto do Mateus)

18h – Atividade Cultural – Bandas e grupos juvenis do Alto do Mateus.



SEGUNDA – 08/08

11h – Lançamento do projeto de renovação do Centro de Referência Juventude de Mangabeira
Local: Auditório do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria (BR-230)

14h – Mesa de debate sobre "Juventude e Trabalho". Atividade Voltada a qualificação e geração de emprego e renda. Local: auditório do IFPB (antigo Cefet). Av. Primeiro de Maio, n° 720, Jaguaribe

19h – Atividade cultural na Praça Soares Madruga (Valentina)
Grupo de capoeira Afro-Nagô; Banda Marcial



TERÇA – 09/08

14h – Mesa de debate sobre a "Juventude e a Diversidade Humana"
Local: Casarão 34. Praça Dom Adauto, nº 34 – Av. Visconde de Pelotas, Centro

19hs – Atividade Cultural na Praça Lauro Wanderley (Funcionários I): Academia de Dança Art Dance; 1ª Formula True Kingz + Gang Gangrena (Breakdance), DJs AND’y e Lil The End



QUARTA – 10/08

14h – Mesa de debate sobre "Juventude e Cultura"
Local: Casarão 34. Praça Dom Adauto, nº 34 – Av. Visconde de Pelotas, Centro

19h – Atividade cultural na Praça da Amizade (Rangel)
Urso Amigo Batucada (percussão); DJ Lord Alf; General Frank e Preta Sam (Hip-Hop).



QUINTA – 11/08 (Dia do Estudante)

08h - Atividade para os jovens do CEA E CEJ (atividades culturais e oficinas)

14h – Mesa de debate sobre "Juventude e Educação". Temas: ENEM, SISU, Bolsa Universidade e ProUni. Local: Casarão 34. Praça Dom Adauto, nº 34 – Av. Visconde de Pelotas, Centro

19h – Atividade Cultural na Praça do Coqueiral (Mangabeira)
grupos de capoeira, maculelê e maracatu.



SEXTA – 12/08 (Dia da Juventude)

13h – Estação de Serviços Juventude

14h – Tenda Hip-Hop (DJ AND'y vs. DJ Mauro)

15h - Sessão Especial na Câmara de João Pessoa

15h – Espaço Radical (exibição de skate e patins)

17h – Coral Nós Podemos Juventude e Renata Arruda;
apresentações de grupos juvenis dos Centros de Referência da Juventude.

19h – Atrações musicais: Tribo Raz (reggae) e DJ Ronaldo.

21h - Show principal: Gabriel O Pensador

Local: Ponto de Cem Reis



SÁBADO – 13/08

16h – Ação na Plaza: atividade de skate e bike street

19h – Atividade cultural: Yuri & Willl (OCP) + Batalha de MCs

Local: Pista Skate Plaza Manaíra

0 comentários:

Postar um comentário