sexta-feira, 5 de abril de 2013

           No próximo sábado, 13, as cidades de João Pessoa e Campina Grande serão palco de dois concertos em comemoração ao projeto Sesc Partituras, banco digital de partituras do Sesc que completa um ano na capital. As apresentações acontecem na Usina Cultural Energisa, às 18 horas, em João Pessoa, com o Quarteto de Trombones da Paraíba, e no Cine Teatro do Sesc Centro, às 20 horas, em Campina Grande, com o Sexteto do Grupo Ensaio.com.
        O Quarteto de Trombones da Paraíba é fruto do Curso Internacional de Música da Paraíba de 1990, e tem como objetivo divulgar o trombone na música de câmara e levar a todos música popular brasileira e erudita para esta formação. É formado atualmente pelos músicos Sandoval Moreno (Professor da UFPB), Gilvando Pereira (Professor da UFRN), Rainery Alventino e Rogério Lima (Trombonistas da Orquestra Sinfônica da Paraíba). Na ocasião, o repertório do grupo destacará a cultura nordestina e a música popular.
  O Sexteto do grupo Ensaio.com tem como regente o músico Hermes de Oliveira Filho, que em conjunto com Givanildo Gonçalves, José Duarte, José Sebastião, Almir Araújo Cruz e Pedro Pinheiro de Vasconcelos apresentarão um programa bem definido que levará ao público campinense o mais genuíno gênero da música brasileira, o chorinho.
Sesc Partituras
O SESC Partituras é uma biblioteca digital sem fins lucrativos que visa preservar e difundir o patrimônio musical brasileiro de tradição escrita. Importante ferramenta para músicos, estudantes de música e pesquisadores o site oferece um eficiente sistema de busca que permite a visualização, download e impressão integral de partituras das obras catalogadas. O acervo do projeto contempla exclusivamente obras de compositores brasileiros de várias gerações, desde o período colonial até os dias de hoje com obras originais de interesse histórico, muitas delas até então apenas pertencentes a acervos particulares, e obras de compositores contemporâneos, alguns ainda jovens e pouco conhecidos, caracterizando o site como um ambiente difusor da produção musical brasileira em sua ampla diversidade. Atualmente o site conta com mais de 700 obras. Para obter mais informações ou realizar consultas, os interessados podem acessar o link www.sesc.com.br/sescpartituras.
As apresentações são gratuitas e abertas a quaisquer interessados. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (83) 3208-3158, em João Pessoa, ou (83) 3341-5800, em Campina Grande.

0 comentários:

Postar um comentário