terça-feira, 5 de julho de 2011

A partir desta quarta-feira (6), a Aliança Francesa e o Tintin Cineclube dão início a mais um ciclo temático de cinema francês. Até o final do ano as sessões das primeiras quartas-feiras de cada mês irão apresentar documentários que abordam diferentes processos da produção artística. A produção escolhida para abrir o ciclo “Images de l’art” é o documentário “Uma Outra Solidão”, de Stéphane Metge, que será exibido às 19h30. A entrada é gratuita e ao final da exibição haverá um debate sobre o tema.
O filme retrata essencialmente o processo de concepção e elaboração da terceira encenação do aclamado teatrólogo francês, Patrice Chéreau (foto), para “Dans la solitude des champs de cotton (Na solidão dos campos de algodão)” de Bernard Marie Koltès. Neste processo, Metge se esmera em registrar o contínuo trabalho de repetição e concentração do ensaio, buscando a essência humana da transformação teatral.
Tendo como fio narrativo diversas linguagens como o teatro, a música, a dança e as artes plásticas, o público irá conhecer variados artistas consagrados e também da cena independente francesa. A partir de seus discursos, a cada sessão será aberto um debate com reflexões sobre a produção artística e cultural neste começo de século.



Sinopse

Une Autre Solitude (Uma outra solidão) - [doc, 78’, 1996, FRA] - (Na solidão dos campos de algodão), de Stéphane Metge - O processo de criação e desenvolvimento da peça teatral, encenada por Patrice Chéreau, “Dans la solitude des champs de cotton” (Na Solidão dos Campos de Algodão), do dramaturgo Bernard Marie Koltès.
Da primeira leitura ao redor da mesa, ao primeiro contato com o espaço de atuação, passando pelos extensos ensaios e marcações de cena até a noite de abertura, o processo criativo se desenrola na frente de nossos olhos.

Serviço:
Cineclube Tintin por Tintin – ciclo temático “Images de l’art”
Documentário: Une Autre Solitude (Uma Outra Solidão), de Stéphane Metge
Data: quarta-feira (6)
Hora: 19h30
Local: Espaço Cine Digital da Funesc
Entrada: Gratuita
Realização: Aliança Francesa, ABD-PB, Ponto de Cultura Urbe Audiovisual, Clube de Cinema Fora do Eixo
Apoio: Fundação Espaço Cultural, Ministério da Cultura, Cine Mais Cultura, CNC (Conselho Nacional de Cineclubes), Cinemateca da Embaixada Francesa

0 comentários:

Postar um comentário