quarta-feira, 6 de julho de 2011

Tintin Cineclube | quarta-feira | 19h30 | 06.07
Espaço Cine Digital | Espaço Cultural | Rua Abdias Gomes de Almeida, nº. 800 – Tambauzinho
[Ciné Club Tintin por Tintin – Images de l’art]
O6.07 | quarta-feira | 19h30
Sessão gratuita


A Aliança Francesa e o Tintin Cineclube promovem a partir do segundo semestre mais um ciclo temático de cinema francês “Ciné Club Tintin por Tintin”. Até o final do ano as sessões das primeiras quartas-feiras de cada mês irão apresentar documentários que abordam diferentes processos da produção artística. Tendo como fio narrativo diversas linguagens como o teatro, a música, a dança e as artes plásticas, iremos conhecer variados artistas consagrados e também da cena independente francesa e a partir de seus discursos, abriremos um debate com reflexões sobre a produção artística e cultural neste começo de século.
Para abrir o ciclo, exibiremos o filme ‘Uma Outra Solidão’, de Stéphane Metge. O documentário retrata essencialmente o processo de concepção e elaboração da terceira encenação do aclamado teatrólogo francês, Patrice Chéreau, para “Dans la solitude des champs de cotton (Na solidão dos campos de algodão)” de Bernard Marie Koltès. Neste processo, Metge se esmera em registrar o contínuo trabalho de repetição e concentração do ensaio, buscando a essência humana da transformação teatral.
Dans la solitude des champs de cotton (Na solidão dos campos de algodão), de Stéphane Metge [doc, 78’, 1996, FRA]
O processo de criação e desenvolvimento da peça teatral, encenada por Patrice Chéreau, “Na Solidão dos Campos de Algodão, do dramaturgo Bernard Marie Koltès.
Da primeira leitura ao redor da mesa, ao primeiro contato com o espaço de atuação, passando pelos extensos ensaios e marcações de cena até a noite de abertura, o processo criativo se desenrola na frente de nossos olhos.
+++
Realização: Aliança Francesa, ABD-PB, Ponto de Cultura Urbe Audiovisual, Clube de Cinema Fora do Eixo
Apoio: Fundação Espaço Cultural, Ministério da Cultura, Cine Mais Cultura, CNC (Conselho Nacional de Cineclubes), Cinemateca da Embaixada Francesa

0 comentários:

Postar um comentário