quarta-feira, 4 de dezembro de 2013


Tendo como solista o músico Dílson Florêncio, um dos maiores saxofonistas brasileiros da atualidade, a Orquestra Sinfônica da UFPB realiza seu vigésimo quarto concerto da temporada 2013 nesta sexta-feira, 6 de dezembro, às 20h, na Sala Radegundis Feitosa (no Campus Universitário), com entrada franqueada ao público em geral. Neste concerto, a OSUFPB apresenta-se em sua versão completa, a Sinfônica, sob a regência de seu Maestro Titular, o paulistano Marcos Arakaki. O programa inclui peças de Mozart, Dvorak e Larsson. Como resultado de um trabalho inédito, os cinco movimentos da Serenata para cordas op. 22 de Antonin Dvorak serão regidos pelos alunos do novo Curso de Extensão em Regência do Departamento de Música (CCTA-UFPB), ministrado pelo Maestro Arakaki. Os alunos-regentes são Arimatéia Veríssimo, Marcílio Onofre, Edilson Bonner, Glauco Fernandes e José Wilker. Na seqüência do programa, sob a regência do Maestro Arakaki, Dílson Florêncio fará o solo do Concerto para Saxofone composto pelo sueco Lars-Erik Larsson (1908-1986), um dos mais difíceis já escritos para esse instrumento. Fechando o repertório, a OSUFPB e Marcos Arakaki interpretarão a Sinfonia N. 33 k. 319 de Wolfgang Amadeus Mozart. O evento é uma realização do LAMUSI (Laboratório de Música Aplicada do CCTA-UFPB), coordenado pelo Prof. Heleno Feitosa “Costinha”, em parceria com o Departamento de Música e de Educação Musical da UFPB. Na coordenação da OSUFPB está a Profa. Luceni Caetano, que declarou: “em seu primeiro ano, a OSUFPB e seus diversos segmentos chegam a um impressionante número de concertos, com os mais diversificados programas, incluindo obras inéditas na Paraíba, repertórios tradicionais, música contemporânea, música popular, com a participação de vários solistas e regentes convidados, da casa e de fora (nacionais e internacionais), sempre contando uma platéia numerosa e atenta. Na próxima semana, no dia 13 de dezembro, chegaremos à vigésima quinta apresentação desta temporada, com o Concerto de Natal da UFPB, sob a regência do Maestro Carlos Anísio”.

O SOLISTA

Primeiro e único sul-americano a obter o 1° Prêmio de Saxofone do Conservatoire National Supérieur de Musique de Paris (CNSMP), Dilson Florêncio tem uma longa lista de conquistas. Após iniciar seus estudos de saxofone aos 11 anos na Escola de Música de Brasília, ingressou na Universidade de Brasília, onde estudou com o professor Luiz Gonzaga Carneiro e lutou pela criação de um curso de saxofone, tornando-se, aos 21 anos, o primeiro brasileiro diplomado em saxofone. Em seguida, continuou seus estudos no CNSMP com o grande mestre francês Daniel Deffayet. Dedicado à divulgação e propagação do saxofone erudito, Dilson Florêncio tem se apresentado em todo o Brasil, na América do Norte e na Europa. Realizou mais de 50 concertos com orquestra, sob a regência dos mais renomados maestros. Recebeu diversos prêmios, dentre eles, o IV Concurso Jovens Concertistas Brasileiros, o 1er Prix Supérieur e o Prix d’Exellence na França. Tem sido convidado a integrar o júri de muitos concursos, entre eles o Concours Léopold Bellan (Paris), o Prêmio do CNSMP (França), o Concurso Internacional Adolphe Sax (Bélgica). Durante sua permanência em Paris, Dílson Florêncio atuou como professor convidado em diversas instituições - entre elas os Conservatoires des 12ème e 17ème Arrondissements de Paris. De volta ao Brasil, foi professor da Escola de Música de Brasília, e em seguida contratado pela Universidade Federal de Minas Gerais como o primeiro professor universitário no País dedicado exclusivamente ao saxofone. A partir de 2012, após transferência, passou a lecionar na Universidade Federal da Paraíba. Além disso, ensina nos principais festivais de música do Brasil.

O MAESTRO

O Maestro Marcos Arakaki é natural de São Paulo. Concluiu seu Mestrado em Regência Orquestral pela Universidade de Massachusetts (EUA), com apoio da Fundação Vitae. Sua trajetória artística é marcada por prêmios, como o do I Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes, e o do I Prêmio Camargo Guarnieri. Arakaki vem dirigindo importantes orquestras brasileiras, como as sinfônicas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte e Paraíba, a Petrobras Sinfônica, as sinfônicas de Campinas, da USP, a Orquestra de Câmara da Osesp e a Orquestra Experimental de Repertório. No exterior, dirigiu orquestras nos Estados Unidos, México, Argentina, Ucrânia e República Tcheca. Realizou turnês nacionais e regionais com a Camerata Fukuda, com a Orquestra Sinfônica Brasileira e com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. À frente da Orquestra Sinfônica Brasileira, gravou em 2010 a trilha sonora para o filme “Nosso Lar,” composta por Philip Glass. Entre 2007 e 2010, trabalhou como regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba e regente assistente da Orquestra Sinfônica Brasileira. Além de regente, Arakaki tem desenvolvido intensa atividade como palestrante e coordenador pedagógico em importantes projetos de difusão cultural e educação, em diversas instituições de ensino e estados brasileiros.

0 comentários:

Postar um comentário