Durante o mês de agosto foram realizadas oficinas de leitura e sessões de contação de história junto às crianças de Caiana dos Crioulos e da comunidade indígena potiguara Aldeia Forte. Através dessas ações, o projeto registrou nos livros que cada criança confeccionou, não apenas as lendas e causos contados pelos seus avós, como também a memória local que tanto em livro quanto em documentário, estará por muito tempo viva e acessível às novas gerações.
Além do documentário, o Gira Contos lançará uma exposição itinerante em João Pessoa e permanente nas comunidades de Caiana dos Crioulos e Aldeia Forte. O projeto se propõe dessa forma aincentivar e valorizar a cultura oral e escrita brasileira, afirmando a presença da diversidade étnica e regional na produção literária nacional.
Como recorte temático, as sessões de contação de histórias tinham como base referências afro-brasileira e indígena. “Com este projeto visamos unir esforços com as comunidades envolvidas para contribuir com o desenvolvimento sócio-educativo das referidas localidades em prol da leitura e melhoria na acessibilidade ao livro”, explica Fernanda Ferreira atriz e arte educadora que ministrou as oficinas ao lado da coordenadora pedagógica em Aldeia Forte, Severina do Carmo.
Na comunidade de Aldeia Forte, na Baía da Traição, o projeto estabeleceu parceria com a Toré Forte - Associação Cultural Indígena Potiguara Aldeia Forte e com a Escola Municipal Dr. Antônio Estigarríbia. Já em Alagoa Grande, na Comunidade Quilombola Caiana do Crioulos, a parceria foi firmada com a OMNC – Organização de Mulheres Negras de Caiana dos Crioulos e com a Escola Municipal Firmo Santino. Em Caiana,o projeto também contou com a colaboração dos estudantes do curso de extensão “Coisa de Negr@, coisa de Brasileir@”, sob a coordenação do Prof. Dr. Waldeci Chagas do departamento de História da UEPB – Campus Guarabira.
VISITE NOSSA FANPAGE: www.facebook.com/ProjetoGiraContos
LEIA OS RELATOS DOS CONTADORES DE HISTÓRIA EM NOSSO BLOG: http://giracontos.blogspot.com
Ficha Técnica do projeto:
Atriz e Arte-educadora: Fernanda Ferreira
Músico (interprete e composições): Diego Souza Direção
Preparação:Bertrand Araujo Sousa
Assessoria Comunicação e Still: Calina Bispo
Direção e Fotografia do documentário: Leandro Cunha
Som direto: Caio Gomes
Edição e Finalização vídeo: Ismael Farias
Assessoria. Pedagógica Cult. Indígena: Profª. Severina do Carmo Silva
Assessoria. Pedagógica Cult. Afro-brasileira: Prof. Dr. Waldeci Ferreira Chagas
Educadoras Auxiliares em Aldeia Forte:Itajaciana Maximiano, Vanessa e Mayná
Educadora Auxiliar Caiana dos Crioulos:Luciene Tavares
Produção local em Aldeia Forte: Valdelucia Cassiano
Produção local em Caiana dos Crioulos: Eliane B. Nascimento
0 comentários:
Postar um comentário