segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Até quarta-feira, 02 de outubro, a comunidade quilombola Caiana dos Crioulos, no município de Alagoa Grande, recebe o projeto Gira Contos que tem como proposta principal, incentivar e valorizar a cultura oral e escrita da tradição quilombola.  Também acompanha o projeto uma equipe profissional de vídeo, responsável pela produção de um documentário, que até o momento leva o nome de “Histórias do Gira Contos”. Projeto financiado pelo Fundo de Incentivo à Cultura Lei Augusto dos Anjos.



Durante o mês de agosto foram realizadas oficinas de leitura e sessões de contação de história junto às crianças de Caiana dos Crioulos e da comunidade indígena potiguara Aldeia Forte.  Através dessas ações, o projeto registrou nos livros que cada criança confeccionou, não apenas as lendas e causos contados pelos seus avós, como também a memória local que tanto em livro quanto em documentário, estará por muito tempo viva e acessível às novas gerações.

Além do documentário, o Gira Contos lançará uma exposição itinerante em João Pessoa e permanente nas comunidades de Caiana dos Crioulos e Aldeia Forte. O projeto se propõe dessa forma aincentivar e valorizar a cultura oral e escrita brasileira, afirmando a presença da diversidade étnica e regional na produção literária nacional.

Como recorte temático, as sessões de contação de histórias tinham como base referências afro-brasileira e indígena. “Com este projeto visamos unir esforços com as comunidades envolvidas para contribuir com o desenvolvimento sócio-educativo das referidas localidades em prol da leitura e melhoria na acessibilidade ao livro”, explica Fernanda Ferreira atriz e arte educadora que ministrou as oficinas ao lado da coordenadora pedagógica em Aldeia Forte, Severina do Carmo.

Na comunidade de Aldeia Forte, na Baía da Traição, o projeto estabeleceu parceria com a Toré Forte - Associação Cultural Indígena Potiguara Aldeia Forte e com a Escola Municipal Dr. Antônio Estigarríbia. Já em Alagoa Grande, na Comunidade Quilombola Caiana do Crioulos, a parceria foi firmada com a OMNC – Organização de Mulheres Negras de Caiana dos Crioulos e com a Escola Municipal Firmo Santino. Em Caiana,o projeto também contou com a colaboração dos estudantes do curso de extensão “Coisa de Negr@, coisa de Brasileir@”, sob a coordenação do Prof. Dr. Waldeci Chagas do departamento de História da UEPB – Campus Guarabira.

VISITE NOSSA FANPAGE: www.facebook.com/ProjetoGiraContos

LEIA OS RELATOS DOS CONTADORES DE HISTÓRIA EM NOSSO BLOG: http://giracontos.blogspot.com

Ficha Técnica do projeto:
Atriz e Arte-educadora: Fernanda Ferreira
Músico (interprete e composições): Diego Souza Direção
Preparação:Bertrand Araujo Sousa
Assessoria Comunicação e Still: Calina Bispo
Direção e Fotografia do documentário: Leandro Cunha
Som direto: Caio Gomes
Edição e Finalização vídeo: Ismael Farias
Assessoria. Pedagógica Cult. Indígena: Profª. Severina do Carmo Silva
Assessoria. Pedagógica Cult. Afro-brasileira: Prof. Dr. Waldeci Ferreira Chagas
Educadoras Auxiliares em Aldeia Forte:Itajaciana Maximiano, Vanessa e Mayná
Educadora Auxiliar Caiana dos Crioulos:Luciene Tavares
Produção local em Aldeia Forte: Valdelucia Cassiano
 Produção local em Caiana dos Crioulos: Eliane B. Nascimento


0 comentários:

Postar um comentário