sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Além das já conhecidas 40 bandas que se apresentarão durante os dois dias de Grito Rock João Pessoa, em 2013, mais uma arte ganha espaço no festival, o Teatro. Por meio do projeto Grito EnCena, os participantes poderão presenciar perfomances teatrais ao longo da programação. O Grito EnCena estimula a diversidade e a integração das artes cênicas no Grito Rock. A ideia é que o Festival, potente com as conexões no campo da música no mundo inteiro, seja também uma plataforma para os artistas e produtores das artes cênicas.
O Grito EnCena formará uma programação paralela com apresentações de espetáculos de dança, circo, teatro e/ou performance de grupos/artistas, locais ou não, em espaços cênicos ou adaptados. Serão quatro intervenções divididas nos dias de evento.
Conheça o elenco e a história das performances do grupo Sofia Cena Clube:
·        La Negra: A performance foi criada a partir da poesia La Negra feita em homenagem a cantora argentina Mercedes Sosa no ano de sua morte, em 2009. Mercedes Sosa foi apelidada de La Negra pelos fãs devido à sua ascendência ameríndia. A encenação propõe um olhar poético sobre a mais conhecida  voz dos "sem voz" e por isso a homenagem se dá com recortes de algumas músicas marcantes fazendo parte da narrativa cênica, assim como também traz a tona a manifestação do sagrado através de elementos arquetípicos.
           
Direção e encenação: Bertrand Araujo Sousa
Texto: Michel costa
Intérpretes: Maria juliana , Cecília Retamoza e Michel Costa
Make: Ary Régis Lima
Edição de imagem: Saulo Portokalos

·      Estrada ou passeio?: A performance "Estrada ou passeio?"  é uma realização do Sofia cena clube, onde teatro, música, poesia e tecnologia se unem para estimular o imaginário do espectador. Em cena,  personagem e espaço cênico nascem ao mesmo tempo. Ensimesmada e em alta voz, a personagem questiona existencialmente uma vivência afetiva,  a partir daí o passado vai intensamente se materializado de forma imagética e sonora.



Encenação e direção: Bertrand Araujo Sousa
Texto: Cris Estevão
Interprete: Thais Piquet
Make: Ary Régis Lima
Edição de imagem: Tony Ferreira Neto e Saulo Portokalos


Além do Sofia Cena Clube se apresentará também a Trupe Arlequin de Teatro e Circo, com Intervenção Arlequin, onde explora-se a rotina de personagens da vida real que adotam a vida noturna como o tempo de viver. Traz para a rua/picadeiro as mais divertidas cenas clássicas do circo e dos palhaços que, com pantomimas, gags e reprises interativas com o público fazem da intervenção um show dentro do show. Arlequins: Ana Valentim, Claudia Cavalcante, Diocélio Barbosa, Filipi Maciel, Isabela Medeiros e Márcio de Paula.


Com direção de Cely Farias, o Grito EnCena contará ainda com a performance Oração da Escrita Portuguesa, que é Um mergulho na Língua. Um experimento que une poesia, teatro e dança em uma grande oração que evoca a “mátria” Língua Portuguesa, ao mesmo tempo em que faz uma aguçada crítica ao nosso contexto histórico de difusão cultural desde os tempos coloniais. Com apenas dois intérpretes e uma cenografia limpa, utilizando elementos inusitados, como um vaso sanitário, os artistas se cultuam e se degradam em cena, numa alternância de sensações que chega ao público de maneira ora sublime e estonteante, ora crua e contundente. Oração da Escrita (Portuguesa) é uma verdadeira ode à nossa língua. Com texto de Helena Paz e o atores-dançarinos Giovanna Maropo e Glaydson Gonçalves.
O Grito EnCena é uma iniciativa do Palco Fora do Eixo, frente de artes cênicas do Circuito Fora do Eixo. E as performances serão apresentadas a  partir das 20h.

0 comentários:

Postar um comentário