Espaço Cine Digital | FUNESC - Fundação Espaço Cultural | Rua Abdias Gomes de Almeida, nº. 800 – Tambauzinho
[Documentários em Primeira Pessoa]
Desde 2011 comemora-se nacionalmente, no dia 07 de agosto, o Dia do Documentário. Por isso, nesta quarta-feira, dia 08, o Tintin Cineclube exibe quatro curtas-metragens, nos quais a linguagem documental assume um papel primordial na construção narrativa das estórias contadas. Em cada um dos filmes, os diretores se apresentam como narradores, conversando diretamente com o espectador e abrindo o processo do fazer cinematográfico, numa sensível construção metalinguística.
Aos Pedaços, de Taciano Valério [doc, 8’, 2009, PB]
A vida ou um filme podem se acabar aos pedaços quando há a difícil conciliação entre a arte e a vida doméstica de um diretor de cinema.
Clarita, de Thereza Jessouroun [doc, 14’, 2007, RJ]
Baseado na história da mãe da diretora, portadora da Doença de Alzheimer. Apresenta reflexões e questionamentos sobre o sentido da vida e a convivência com a morte. O documentário alterna imagens filmadas com sua mãe e reconstituições feitas com a atriz Laura Cardoso.
Oferenda, de Ana Bárbara Ramos [doc, 16’, 2010, PB]
Para Iemanjá.
Montanha Mágica, de Petrus Cariry [doc, 13’, 2009, CE]
De tanto se divertir lá em cima, ele caiu, quinze metros, faltou ar! Quais são os limites entre a realidade e ficção? Eu gostaria de lembrar um pouco mais. Um filme sobre a infância.
+++
Realização: ABD-PB, Ponto de Cultura Urbe Audiovisual, Clube de Cinema Fora do Eixo
Apoio: FUNESC (Fundação Espaço Cultural), Ministério da Cultura, Cine Mais Cultura, CNC (Conselho Nacional de Cineclubes)
0 comentários:
Postar um comentário