quinta-feira, 15 de dezembro de 2011


O Festival Internacional de Música VIRTUOSI, em parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (FUNJOPE) e o apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), traz a João Pessoa o famoso Le Quatuor Caliente, grupo instrumental francês de jazz e tango. O concerto ocorrerá nesta sexta-feira, dia 16 de dezembro, às 20h, na Igreja São Francisco, com entrada franqueada ao público. Criado em 2000, o grupo é formado por quatro jovens músicos apaixonados pelo Tango Nuevo de Astor Piazzolla: Gilberto Pereyra, bandoneon; Michel Berrier, violino; Cédric Lorel, piano; e Nicolas Marty, contrabaixo. Pouco depois de sua criação, o Le Quatuor Caliente deu seus primeiros concertos na França e no exterior. Em 2004, venceu a competição internacional "Piazzolla Music Award", em Milão, e gravou seu primeiro album, "Libertango", juntamente com o vibrafonista de jazz Vincent Maillard para o selo Aeon/Harmonia Mundi. Desejosos de fazer viver o Tango de nosso tempo, o Quatuor Caliente ampliou gradualmente seu repertório, que agora inclui peças de Horacio Salgan, Juan Mosalini, Pablo Ziegler, Laurent Colombani e Gustavo Beytelmann, que compôs para o grupo "Otras Voces", obra estreada na Abadia de Epau com Vincent Maillard. Em 2007 lançou o segundo disco, com a cantora argentina Debora Russ. Se a vida do Le Quatuor Caliente já é rica em múltiplos encontros e experiências cênicas – fusão do tango/jazz, teatro, dança, etc. - sua respiração e sua força vêm, acima de tudo, do público caloroso e entusiástico, cativado pela energia contagiante de seus músicos.



OS ARTISTAS

GILBERTO PEREYRA começou a estudar bandoneon muito jovem e gracas a seu pai, bandoneonista amador, se impregnou das tradicões da música popular da Argentina. De 1974 a 1981 etudou com Julian Gaio e Domingo Mattio, e se aperfeiçoou com Nestor Marconi. Em 1982 ele fundou o Sexteto Menos, com o qual se apresentou nas grandes salas de tango de Buenos Aires. Durante este periodo, ele tocou com os mais prestigiados músicos argentinos: Antonio Agri, Orlando Tripodi, Horacio Salgan, Nestor Marconi, Fernando Suarez Paz, Daniel Binelli, Leon Gieco, Tanxo x2, Susana Rinaldi. Em 1991 muda para Paris e se torna regente e arranjador no “Trottoirs de Buenos Aires”. Gilberto Pereyra se apresenta como solista  de grupos dos paises da Europa, América do Norte e Ásia. Desde 1999 colabora com os solistas da Ópera de Paris, no trabalho do balé contemporâneo Tango Novo.

MICHEL BERRIER iniciou seus estudos musicais aos sete anos no Conservatório Nacional da Região de Marselha na classe de Marie Thérèse Vatav. Recebeu prêmios de violino, música de câmara e educação musical. Mudou-se para Paris onde trabalhou com Gérard Jarry, Courtois Catherine, Jean Claude e Constantin Abraham Bogdan. Em 1999, ganhou medalha de ouro e no ano seguinte o primeiro prêmio no Conservatório Nacional da Região de St Maur des Fossées. Em 2004 obteve um primeiro prêmio da cidade de Paris, por unanimidade, em violino e música de câmara. Michel Berrier tem trabalhado regularmente com grupos diferentes, como a Orchestre de l'Opera de Marselha, Orchestre Colonne, Orquestra de Câmara 13, Orquestra de Tours, Nairi Ensemble, Opera Mobile, o Lyric Orchestra Provence Avignon. É primeiro violino titular desde 2002 dos Concerts Lamoureux conduzido por Yutaka Sado. Desde 2007, ele apresenta-se regularmente com o Trio Esquina.

CÉDRIC LOREL ingressou no Conservatório de Paris aos 13 anos, na classe de Billy Eidi, onde ganhou três primeiros prêmios (piano, leitura e formação musical). Em 1996, ele ingressou no Conservatório Superior de Paris, onde estudou por sete anos. Obteve o Diploma de Formação Superior em piano, música de câmara e acompanhamento, assim como primeiro prêmio em harmonia, nas classes de professores reconhecidos, tais como Henri Barda, Ivaldi cristã, Koerner Jean e Jean-Claude Raynaud. Vencedor de numerosos concursos (J.S.Bach, Claude Kahn, Steinway, Jovens Solistas em Maisons-Laffitte...), teve a oportunidade de se apresentar na Sala Gaveau, Salle Cortot, na Sorbonne, e na Staatsoper Berlin como solista com orquestra. Ele também participou duas vezes no prestigiado festival de piano La Roque d'Anthéron, como artista convidado em residência. É atualmente professor no Conservatório Maurice Ravel e no Conservatório de Paris.

NICOLAS MARTY nasceu em Toulouse, onde cresceu em uma atmosfera rica em música hispânica, tais como flamenco e tango. Estudou contrabaixo em Paris com Christian Gentet (diretor da Orquestra de Contrabaixos), depois com Thierry Barbe (baixo solo da Ópera de Paris), com quem ele recebe seu "Premier Prix". Ele continuou seu estudo com obtenção do diploma de contrabaixo, e ensina no Conservatório de Troyes há cinco ans. Nicolas Marty já percorreu os Estados Unidos com a Orquestra de la Sorbonne, em seguida, Itália, Hungria e Inglaterra com a Orquestra da Universidade de Baixa Normandia. Ele trabalha regularmente em importantes conjuntos, tais como a Orchestre de l'Aube Symphonique.

Sob os auspícios do Ministério da Cultura e do BNDES, o XIV Festival Internacional de Música VIRTUOSI está sendo realizado este ano simultaneamente nas cidades do Recife, Olinda, João Pessoa e Belém do Pará. Toda a programação do XIV VIRTUOSI é gratuita e pode ser verificada no site www.virtuosi.com.br.

0 comentários:

Postar um comentário