quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A próxima edição do Violadas será no dia 13/12/2011, às 20:30, na Sala Vladmir Carvalho (Usina Cultural da Energisa), entrada franca.



Se apresentarão os violonistas Thiago Bandeira, Alfredo Henrique, Erik Pronk e Cristian Weik, jovens talento do violão paraibano, acompanhados pelo quarteto de cordas formado por Renata Simões, Izadora França, Adriana Almeida e Katiane Almeida. Os violonistas se revezarão no palco solando concertos de Vivaldi escritos originalmente para alaúde e bandolim.

Antonio Vivaldi foi padre, violinista e compositor e transformou o cenário musical europeu de sua época, ficou rico
como empresário de óperas e, por causa de um golpe de azar, morreu em 1741, pobre e longe de casa.

O prete rosso (“padre vermelho” Vivaldi era ruivo) teve uma vida próspera e influenciou muitos de seus contemporâneos – inclusive Johann Sebastian Bach –, mas foi esquecido após sua
morte. Apenas no começo do século XX seu trabalho começou a ser redescoberto, sendo Vivaldi colocado no panteão dos grandes compositores do período Barroco.

Suas contribuições mais importantes para a história da música foram seus quase 600 concertos para várias formações. Seu estilo único se tornou tão popular na época que obrigou compositores mais velhos que ele a mudarem seu jeito de escrever concertos.

Algumas de suas obras se tornaram onipresentes em nossa cultura, como os famosos concertos, Quatro Estações. Relativamente poucos de seus concertos foram escritos
para instrumentos de cordas pinçadas (no caso, alaúde e bandolim), mas são de uma beleza incomparável. Muitos foram transcritos recentemente para o violão clássico, e acabaram por se tornar parte do repertório básico de concertos desse instrumento, como é o caso do Concerto em Ré Maior RV 93, originalmente escrito para alaúde.

0 comentários:

Postar um comentário