Última etapa do Sonora Brasil traz Quarteto Colonial à Paraíba
A música sacra brasileira de concerto é o destaque da última etapa do projeto Sonora Brasil, que traz à Paraíba o grupo carioca Quarteto Colonial. Com um repertório que envolve várias composições de diversos autores marcantes na música sacra, as apresentações acontecem às 20 horas dos dias 6 de novembro, no Cine Teatro do Sesc Centro Campina Grande, e 7 de novembro, no Teatro Ednaldo do Egypto, em João Pessoa. A entrada é gratuita e aberta a quaisquer interessados.
O Quarteto Colonial é formado por Doriana Mendes, Daniela Mesquita, Geilson Santos e Luiz Kleber Queiroz. O grupo parte da obra do Padre José Maurício Nunes Garcia (1767 – 1830), que foi mestre de capela da Sé do Rio de Janeiro e, posteriormente, da Capela Real, e passa por compositores de vários períodos até chegar à atualidade. O repertório inclui ladainha, réquiem, procissão, Ave Maria e outras manifestações de autores como Heitor Villa-Lobos, João Guilherme Ripper, Lobo de Mesquita, Alexandre Schubert e outros.
Em todos os períodos da história da música ocidental encontramos exemplos de repertório composto para a função religiosa ou para concertos a partir das referências dessa música funcional. Palestrina, Monteverdi, Vivaldi, Bach, Mozart, Gounod, Penderecki e tantos outros podem ser citados como exemplos em âmbito mundial. No Brasil, Lobo de Mesquita, Padre José Maurício Nunes Garcia, Camargo Guarniere, João Guilherme Ripper, Ernani Aguiar e Almeida Prado são destaques.
Em 2011, na Paraíba, o Sonora Brasil traz o tema Sagrados Mistérios: Vozes do Brasil, e apresenta repertório da música vocal presente nas festividades populares em devoção às entidades religiosas. O projeto já trouxe ao estado as Caixeiras do Divino (Maranhão), a Marujada de São Benedito de Bragança (Pará), a Banda de Congo Panela de Barro (Espírito Santo) e encerra o ano com a apresentação do Quarteto Colonial, do Rio de Janeiro, representando a música de concerto.
O projeto Sonora Brasil busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical. Promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes, consolida-se como o maior projeto de circulação musical do país: em 2011, serão 420 concertos em 110 cidades de todo o Brasil.
Mais informações sobre as apresentações podem ser obtidas pelos telefones (83) 3208-3158, em João Pessoa, ou (83) 3341-5800, em Campina Grande. O Sesc Centro Campina Grande está localizado na Rua Giló Guedes, 690, Santo Antonio, e o Teatro Ednaldo do Egypto fica na rua Maria Rosa, 284, em Manaíra.
0 comentários:
Postar um comentário