quarta-feira, 9 de novembro de 2011


Por: Renata Escarião
Faltando menos de um mês para abertura da 7ª edição do Festival Mundo 2011, a produção mata a curiosidade do público e anuncia os nomes das doze bandas selecionadas via Toque na Brasil para se apresentar nos principais dias de shows, o sábado (10) e o domingo (11). Também são anunciadas as quatro bandas que vão se apresentar no Planetário, dois nomes nacionais e novidades que prometem agitar os intervalos dos shows: uma área destinada a esportes radicais e outra para apresentações de artes cênicas em pleno a Praça do Povo do Espaço Cultural.
A abertura desta edição vai contar com shows das bandas Móveis Coloniais de Acaju (DF), Camarones Orquestra Guitarrística (RN) e Os Reis da Cocada Preta (PB) no dia 02 de dezembro, no Teatro de Arena do Espaço Cultural. No mesmo dia acontece a vernissage da exposição de artes visuais, às 18h, na Galeria Archidy Picado.
Em setembro o Festival abriu inscrições no site do Toque no Brasil - rede de oportunidades para quem quer divulgar trabalhos musicais - para as bandas interessadas em se apresentar no Festival, e recebeu 544 inscrições de grupos de vários estados do país. Uma curadoria foi feita e os melhores nomes selecionados para compor a programação. Representando a cena paraibana foram selecionadas as bandas ‘Brasis’, ‘Chico Limeira’, ‘Monstro’, ‘Dalva Suada’, ‘Warcursed’, ‘Thyresis’, Rotten Flies e ‘Zefirina Bomba’. Outros estados também estão representados nessa confluência de sons astronômicos que vão compor o Mundo: entraram a sergipana ‘Plástico Lunar’, a baiana ‘Vivendo do Ócio’, a pernambucana ‘Nuda’ e a potiguar ‘Planant’.


Mais nomes
Mas as novidades não param por ai. Além das doze atrações selecionadas via TNB, o Festival divulga mais dois nomes: ‘Cérebro Eletrônico’ (SP) e ‘Baiana System’ (BA), que conta com participação do paraibano Chico Correa.
A ‘Cérebro Eletrônico’ apresenta seu terceiro disco, "Deus e o Diabo no Liquidificador", lançado ano passado. Formada por Tatá Aeroplano (voz e efeitos com brinquedos), Fernando Maranho (guitarra), Fernando TRZ (teclados e sintetizadores), Renato Cortez (baixo) e Gustavo Souza (bateria e percussão) a banda estreou seu primeiro trabalho em 2003, o ‘Onda Híbrida Ressonante’, mas ganhou projeção mesmo com o segundo disco, o "Pareço Moderno”, de 2008. A banda faz um rock alternativo com referências tropicalistas.
O Baiana System é um projeto musical que tem o objetivo de divulgar e explorar novas possibilidades sonoras da Guitarra Baiana, instrumento popularizado no Carnaval de Salvador. Produz uma música urbana com influências das culturas brasileira, africana e jamaicana. Formado por Robertinho Barreto (guitarra baiana); Marcelo Seco (baixo); o paraibano Chico Correa (programação eletrônica) e Russo Passapusso (voz), lançou seu disco de estreia no ano passado.
Mais novidades da programação serão divulgadas nas próximas semanas. Ainda vem por ai o anúncio das outras nove bandas que vão compor a programação.

Atrações no planetário, mais área para esportes radicais e apresentações cênicas
O Planetário também vai receber projetos musicais paraibanos durante os dias principais de show, o sábado dia 10 e o domingo dia 11.
No sábado se apresentam ‘Matinais’ e ‘Glue Trip’, às 16h e 17h respectivamente, e no domingo ‘O melhor amigo do homem’, às 19h e ‘Monotone’, às 20h. Esses artistas irão criar trilhas sonoras ao vivo para a projeção do Planetário, explorando ritmos e sons diversos, trazendo a tona a experimentação característica de seus trabalhos.
Seguindo a onda de ousadia, uma área de cerca de 600 metros quadrados com variados obstáculos será reservada para a prática de esportes radicais. Sem falar que um palco será montado para apresentações de artes cênicas e dança entre os intervalos dos shows, contando com apresentações dos grupos ‘Paralelo Cia de Dança’, ‘Acena Dança’ e o grupo do NECCO, da UFPB, com a apresentação Clowns Bar.
Formações e espaços dialógicos
Entre a abertura, no dia 02, e o dia dos shows, 10 e 11, vão acontecer oficinas, debates e mesas-redondas. No sábado (03) e domingo (04), das 14 às 18h, será realizada na Sala Verde a ‘Oficina de Mídias Sociais em Produção Cultural’, com Hans Ponto. Também na Sala Verde, na segunda-feira (05), terça-feira (06) e quarta-feira (07) acontece a ‘Oficina de Educação Sonora’ com Bruno Kayapy, da banda Macaco Bong.  Na sexta-feira (09) Beto Barreto, da banda Baiana System, ministra a ‘Oficina de Guitarra baiana’, das 14h às 18h.
Na segunda (05), terça (06) e quarta (07), no Cine Espaço Digital, o Festival oferece ‘Oficina de VJ’, com Felipe Spencer, das 14h às 18h. Também na quarta-feira (07) o Festival conta com o Encontro Paraíba Fora do Eixo, no Auditório 1, das 14h às 18h.
No mesmo auditório, no dia seguinte (08) acontece o debate “O papel dos festivais no mercado da música”, das 14h às 16h, e no mesmo horário e local, na sexta-feira (09), a mesa-redonda “Ativismo, tecnologia e cultura”. No auditório 2, na quinta-feira (08), das 16h às 18h, tem a mesa-redonda “Cultura, Política e Futuro”, e na sexta-feira (09), no mesmo horário, a mesa-redonda "Territórios Criativos".
Agora é ficar ligado e esperar mais novidades da programação nos próximos dias.


Bandas Paraibanas
Brasis
Chico Limeira
Monstro
Dalva Suada
Warcursed
Thyresis
Rotten Flies
Zefirina Bomba

Planetário
Matinais
Glue Trip
O melhor amigo do homem
Monotone

Nacionais
Plástico Lunar (SE)
Vivendo do Ócio (BA)
Nuda (PE)
Planant (RN)
Cérebro Eletrônico (SP)
Baiana System (BA)

0 comentários:

Postar um comentário