terça-feira, 18 de outubro de 2011


Nos próximos dias 17, 18 e 19 de outubro, sempre às 20 horas, o projeto Palco Giratório 2011 apresentará ao público pessoense os espetáculos “O Evangelho Segundo São Mateus”, do Grupo Delírio de (Curitiba – PR), Rebú, encenado pelo Grupo Independente do (Rio e Janeiro -RJ), e “Como Nasce Um Cabra da Peste” da CIA Agitada Gang (João Pessoa-PB). Os locais escolhidos são o Teatro Santa Roza (dias 17 e 18/10) e Teatro Lima Penante (no dia 19/10). A entrada vale dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados ao banco de alimentos do SESC/SENAC, em troca do ingresso na bilheteria.
“REBÚ” DE JÔ BILAC
Um dos autores teatrais mais requisitados do momento: Jô Bilac, apresenta o espetáculo “Rebú”, em João Pessoa, no dia 18/10, às 20horas, no Teatro Santa Roza. A encenação é do Grupo Independente (RJ) que vem circulando todo o Brasil através do Palco Giratório, realizado pelo SESC.
A entrada que vale 2Kg de alimentos, não perecíveis, serão trocados por ingressos na bilheteria do teatro.
O espetáculo conta a história de Matias e Bianca que são recém-casados e moram numa casa isolada em meio a um descampado. O casal se prepara para receber Vladine, irmã doente de Matias, que traz consigo seu bem mais preciosos: Natanael, uma espécie de filho. A hiperbólica e exigida cautela com a saúde da hospede e a presença do seu acompanhante fazem com que Bianca, aos poucos, crie uma rivalidade com ambos, levando o embate as últimas conseqüências.
OFICINA COM JÔ BILAC
O projeto Palco Giratório continua com inscrições abertas para a oficina “Dramaturgia Contemporânea”, que tem como ministrante Jô Bilac, ligado ao grupo de Teatro Independente, do Rio de Janeiro (RJ). A oficina acontecerá no dia 18 de outubro, no horário das 9 às 13 e das 14 às 18, e tem como local de encontro o Mini-Auditório do SESC Centro João Pessoa. As inscrições podem ser feitas no Setor de Cultura do SESC, que fica localizado à Rua Desembargador Souto Maior 281/centro – João Pessoa. Fone: (83) 3208-3158.
QUEM É JÔ BILAC
Aos 19 anos de idade com o seu primeiro texto “Sangue na caixa de areia”, ganhou a Menção Honrosa em Dramaturgia, na cidade do Rio de Janeiro no Teatro Carlos Gomes, pelas mãos do dramaturgo e diretor Roberto Alvin. Tal reconhecimento, estimulou seus estudos em teatro na Escola Teatral Martins Pena.Em 2006, estréia no Espaço cultural Sérgio Porto sua primeira peça profissional “Bruxarias Urbanas”, com texto que tinha como sinopse uma cidade sitiada por conta de uma epidemia de autocombustão. Em 2007 escreve a peça teatral “Desesperadas” uma comédia com a atriz Cristina Pereira, com prêmio de melhor atriz para Lidiane Ribeiro no Festival de Comédia Laura Alvin. No elenco contavam ainda as atrizes Tatynne Lauria e Renata Tobelém. No mesmo ano de 2007, estreiam seus textos “2 p/ viagem” com Mateus Solano e Miguel Thiré e “Cachorro!” com a sua Cia Teatro Independente (formada por Vinícius Arneiro, Carolina Pismel, Paulo Verlings e Julia Marini).Em 2008 estréia seu texto “Limpe todo sangue antes que manche o carpete” no Teatro Solar de Botafogo, no elenco Graziella Schmitt, Bruno Ferrari, Pablo Falcão e Tathiane Amaral. As críticas do espetáculo firma o jovem como dramaturgo promissor, revelação e referência da nova dramaturgia contemporânea.Atualmente é curador do Teatro Estadual Gláucio Gil, juntamente com o ator e palhaço Márcio Líbar. Faz parte do coletivo de dramaturgos que assinam o site dramadiario, grupo de 7 jovens dramaturgos( Julia Spadaccini, Rodrigo Nogueira, Camilo Pelegrini, Larissa Câmara, Felipe Barenco e Renata Mizrahi), coletivo que mobiliza a classe artística jovem carioca com eventos teatrais que despontam pela cidade.Em 2010 foi indicado para o Prêmio Shell de Teatro e da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA)
FICHA TÉCNICA
Direção Vinícius Arneiro/ texto Jô Bilac/ Elenco Carolina Pismel, Diego Becker, Júlia Marini e Paulo Verlings/ Cenário Daniele Geammal/ Figurino Marcelo Olinto/ Iluminação Paulo César Medeiros/ Trilha sonora original Luciano Corrêa/ Produção Teatro Independente.
O GRUPO
O Teatro Independente foi criado em 2006 com o esquete Cachorro, vencedor dos prêmios de melhor Esquete e Melhor Direção no I Mercadão Cultura RJ e do III Festival de Esquete de Cabo Frio. O Esquete deu origem ao primeiro espetáculo do grupo, também intitulado Cachorro, que recebeu indicação ao Prêmio Shell 2007 de Melhor Direção. Atualmente em turnê, o espetáculo fiqcou em temporada no Rio de Janeiro e em São Paulo, percorreu 11 cidades do Rio Grande do Sul e participou de Festivais como o FIT de São José do Rio Preto (SP), São João Del Rey (MG) e o FITA de Angra dos Reis (RJ). Rebu é o mais recente espetáculo do grupo.
Contatos com o grupo através de (21) 9776-3760/7864-2627 ou www.teatro independete.com.br

0 comentários:

Postar um comentário