quarta-feira, 27 de abril de 2011

Três curtas metragens produzidos na Paraíba por ex-alunos do Projeto ViAção Paraíba serão lançados nesta quarta-feira (27), às 20h, na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa, pela UFPB/PRAC-COEX e Cineclube Tintin. São os filmes ‘Olhar Particular’, de Paulo Roberto; ‘Travessia’, de Kennel Rógis, e ‘Metafísica’, de Eduardo Gomes, que abordam situações vivenciadas no interior do Estado.

Paulo, Kennel e Eduardo, que participaram do Viação Paraíba em Nazarezinho, Coremas e Dona Inês, respectivamente, decidiram investir na vontade de fazer cinema, desenvolveram projetos de audiovisual e, juntos, criaram a cooperativa Botija de Filmes.

‘Olhar Particular’ constrói um poema lírico e descobre a frágil beleza que há no trajeto de partida e chegada no sertão paraibano. O curta metragem mostra três jovens seguindo até um açude por um caminho construído através de recortes das muitas paisagens que montam a região. “Ao mesmo tempo, ‘Olhar particular’ é um refúgio da vida caótica, barulhenta e perturbada da cidade. É um pedido de volta para as raízes, onde tudo é orgânico”, explicou Paulo Roberto, que assina a direção e o roteiro.

“Poder lançar meu filme no Tintin Cineclube pelo Assacine é uma vontade que eu tinha há muito tempo. Quando vinha para João Pessoa e tinha a oportunidade de ir às sessões do Tintin, admirava os trabalhos e pessoas envolvidas nas sessões e, agora, estar lançando o meu filme juntamente com os meus amigos é sensacional”, disse.

A produção executiva de ‘Olhar Particular’ é de Danilo Valencio e a direção de fotografia de João Carlos Beltrão. Completam a ficha técnica, Neto Cardoso (assistente de produção), Guga S. Rocha (som) e Ely Marques (edição). O curta tem ainda a participação de Leonardo Bacana, Arnildo de Arno e Luciano de Lica.

O cotidiano dos sertanejos que têm um “mar” na porta de casa, no caso o açude de Coremas, é abordado no filme “Travessia”, com Josefa Félix, Jackeline Batista, Zé Nilton, Josefa Soares e Neli Pires. O curta tem direção e roteiro de Kennel Rógis, também responsável pela produção executiva ao lado de Dávila Andrade. A direção de fotografia é de João Carlos Beltrão, som direto de Gian Orsini e edição de Ely Marques.

‘Travessia’ foi exibido pela primeira vez durante o I Curta Coremas, festival de cinema e arte realizado na cidade de Coremas, no sertão do Estado, entre 8 e 10 deste mês, que teve coordenação geral de Kennel Rógis. “Este curta metragem apresenta-se também como elemento de conscientização sobre a importância de se preservar nosso lugar. O açude é a alma de Coremas, tudo gira em torno do Estevam Marinho”, contou o cineasta.

Numa rotina diária, uma senhora de cidade do interior prepara o almoço com esmero e se arruma. Esta é a sinopse do curta “Metafísica”, que tem direção e roteiro de Eduardo Gomes e participação de Dona Til da Silva. A produção executiva é de Dudé Rodrigues, a direção de fotografia de Bruno Sales, som direto de José Carlos, edição de Ely Marques e música original de Carlos Anísio.

“É grande a minha expectativa para o lançamento do ‘Metafísica’. Estou realizando um antigo sonho de concluir um curta. Ver o material em tela, sabendo todos os esforços que foram necessários para que ele se concretizasse, isto não tem preço”, disse o jovem cineasta Eduardo Gomes, que destacou a importância do projeto Viação Paraíba para a realização desse sonho. “O ViaçãoParaiba, com Torquato Joel a frente, foi o grande alicerce que possibilitou este feito, eu já gostava de cinema, mas no Viação aprendi muito sobre como fazer cinema”.

ViAção Paraíba – O coordenador Geral do Viação Paraíba, Torquato Joel, explica que o Projeto é executado pela Coordenação de Extensão Cultural da Universidade Federal da Paraíba com o objetivo de estimular uma visão crítica da linguagem audiovisual e de despertar o surgimento de realizadores no interior do Estado. Nos últimos cinco anos, o Viação percorreu todas as micro-regiões da Paraíba, levando oficinas de cinema e exibições de curtas metragens nordestinos a três cidades do interior a cada ano.

A 7ª edição será realizada nos municípios de Umbuzeiro, no período de 10 a 12 de maio; Picuí, 07 a 09 de junho; e Conceição, de 05 a 07 de julho. Alunos das cidades onde o projeto atuou no ano passado serão monitores.

0 comentários:

Postar um comentário